15 de jan. de 2010

Valência - E o sol apareceu…

Depois de dois dias de chuva em Lisboa e uma tarde nublada em Valência, finalmente vi o sol hoje. O dia foi todo sem uma sequer nuvem no cèu. Apenas aquela imensidao de azul com o sol nos limunando, sem vento, e uma temperatura de 15 graus. Na sombra atè ficava friozinho, mas sob o calor da luz estava uma delìcia.

Isso ajudou muito nos passeios de hoje, que eram lugares longe do centro. Acordei um pouco mais tarde, por volta das nove e meia. Tomei banho, café e fui andando em direçao à Cidade das Artes e da Ciência. O bom de ir andando é vou vendo mais da cidade, mesmo em lugares que nao tem pontos turísticos.

O parque que engloba a Cidade das Artes e da Ciência é realmente um lugar lindo. Uma imensa imensa área verde e pública que termina com um conjunto de construçoes modernas projetadas pelo arquiteto local Santiago Calatrava. Fazem parte um espaço para concertos e shows, plantas, um museu da ciencia, um cinema e um ocenário imenso. Sao todos muitos lindos, recomendo quem vier à Valência visita-los, porém, as atraçoes sao questionáveis e bastante caras. Tudo na base dos 7 euros e o oceanário absurdos 24 euros. Entrei no Museu da Ciência e no Oceanário. É tudo realmente muito bem feito, mas acredito que é mais uma pegadinha para turista mesmo. Vale mesmo só para quem estiver viajando com crianzas, que ficam encantadas com as atraçoes.

Depois fui andando até o porto de Valência. Uma caminhada consideravel para chegar onde è disputado o GP da Europa de Fórmula 1. Achei que eu seria o único andando na regiao com esse intuito, mas muitos mochileiros, especialmente ingleses, estavam por ali também discutindo por onde a pista passa, como foi a última corrida e tal. Na regiao do porto também será disputada este ano mais uma ediçao da America’s Cup, uma das competiçoes mais tradicionais de vela do mundo. Normalmente, o país do barco campeao que recebe o torneio, mas como nas últimas duas vezes foi um barco suiço, o Alinghi, que venceu, eles escolheram disputar o tìtulo aquí.

A estrutura da campeonato já está sendo montada e fiquei abismado com o tamanho dos espaços de cada equipe, onde cada uma fará a montagem dos seus barcos e também a parte de marketing, assim como os motorhomes da Fórmula 1.

Ali do lado fica uma das muitas praias de Valencia. Fui dar uma volta para conhecer. É uma praia urbana, que nao dá para comparar com as brasileiras, mas simpática. Especialmente pela avenidinha beira-mar com calçadao, ciclovia e uma imensidade de bares e restaurantes por toda a orla. As contruçoes nao passam de dois andares e a maioria é térrea mesmo. Tudo muito bonitinho, arrumadinho e caro.

Já era final de tarde e resolvi voltar para o centro de metrô, porque já tinha andando uns bons quilômetros hoje e as pernas já estavam reclamando. A linha que passa nesta regiao parece mais um bonde. É de superficie, nao tem catracas e é meio desconectada do resto da malha. Para chegar ao centro eu tinha que descer no seu final e trocar por um trêm subterrâneo.

Por ser meio que secundária, o trêm demorou quase vinte minutos para chegar e neste meio tempo conheci Dan, inglês, e Caterina, eslovaca, um casal, ambos na casa de uns 30 anos, que veio à Valência velejando e estavam indo para o aeroporto. Eles estavam meio perdidos e vieram pedir informaçao achando que eu era espanhol. De qualquer maneira, acho que consegui ajudá-los. Entre esperar o metrô e depois até chegar à minha estaçao, conversamos por quase meia hora. Falamos um pouco de futebol e quando expliquei para o cara que estava viajando pela Europa, sozinho, por 50 dias, ele pirou. “Todo mundo deveria fazer isso uma vez na vida!”, disse ele.

Antes de nos despedirmos, trocamos contatos e ele me disse que caso fosse a Londres para eu ligar que poderia ficar na casa dele e tal ou para pelo menos irmos a um jogo do Arsenal juntos. Fiz o mesmo convite, claro, e desci.

Amanha pego meu trêm para Barcelona no começo da tarde. Devo chegar umas seis da tarde, e a noite sigo para o Camp Nou onde irei asistir Barcelona e Sevilla. Nao sei se a partida vai passar no Brasil, mas ela acontece às 19 horas de Brasilia. Será uma experiencia bem legal.

Nenhum comentário: