2 de jul. de 2010

Eliminações

Tudo o que aconteceu na eliminação do Brasil contra a Holanda hoje foi alertado no período pré-Copa.

A convocação foi ruim. Não tinha como mudar o time em uma partida, mudar o estilo de jogo. A prova disso foi que o técnico Dunga fez apenas duas das três alterações que tem direito e pior, uma das substituições foi de um lateral esquerdo por outro.

O time claramente um espelho do treinador: desequilibrado, que só sabe vencer (se é que sabe). Ao tomar a virada foi um desespero incrível, todo mundo querendo resolver sozinho.

O técnico é ruim. A substituição de Luis Fabiano por Nilmar... ai ai ai. Precisando do resultado, ele tirou o atacante de área para colocar um que joga aberto, com velocidade. Não acho que a entrada de Nilmar foi errada, bem pelo contrário, mas tirou o cara errado. A justificativa foi que estava com um homem a menos e precisava que o Daniel Alves continuasse em campo para fechar o meio. Bem, agora ele vai ficar fechando até 2014, porque não entendo a diferença, em um mata mata, de se perder por 2 a 1 ou por 3 a 1. Aliás, o resultado só não foi pior por pura displicência do ataque holandês que perdeu duas chances claríssimas de gol em contra ataques.

Bem, e aplausos para a Holanda. Lógico. Não é o futebol fantástico que eles sempre jogaram, ofensivo, mas o time tem vários valores individuais como Sneijder, que agora é um dos candidatos a melhor da Copa, e que tiveram frieza para virar um jogo contra o time mais vitorioso na história dos Mundiais.

Mas eliminação incrível mesmo hoje foi a de Gana. O time teve um pênalti desperdiçado aos 16 minutos do segundo tempo da prorrogação e depois caiu na disputa das cobranças de tiro livre direto.

Suarez foi o herói uruguaio. O atacante não marcou gol, porém, salvou com as mãos a bola que entraria no último lance da prorrogação Foi expulso, mas teve a sorte que Asamoah Gian chutou no travessão. No final, vitória do Uruguai, que vai revivendo os seus grandes em longínquos momentos.

Uma bela semifinal: Uruguai, duas vezes campeão mundial, contra a Holanda, duas vezes vice. Agora, é esperar pelo belíssimo jogo que deve ser entre Argentina e Alemanha amanhã e a partida entre Espanha e Paraguai, em que os europeus são favoritos.

Nenhum comentário: