28 de dez. de 2010

Grandes Disputas

Gilles Villeneuve e Didier Pironi travaram uma grande batalha pela vitória do GP de San Marino de 1982.

Companheiros de Ferrari, os dois trocaram de posição diversas vezes durante a prova, sendo a última, na volta final, em que o piloto francês ultrapassa o parceiro desrespeitando uma ordem vinda do box da equipe para eles manterem a posição.

Uma menção honrosa para Rene Arnoux também é válida, já que ele segurou os dois pilotos do time de Maranello por um bom tempo até a sua Renault sofrer um problema no motor.



A prova teve apenas 14 carros no grid devido um boicote das equipes alinhadas com a Foca [Associação dos Construtores da Fórmula 1], praticamente todas as inglesas, contra a FISA, braço esportivo da FIA que regulamentava a Fórmula 1 na época (sim, essa batalha já existia).

A sequência do campeonato também foi desastrosa para a Ferrari. Apesar de ter dois pilotos muito talentosos, dois desastres tiraram a chance de o time italiano ficar com o título. Logo na prova seguinte a de San Marino, no circuito de Zolder, na Bélgica, Villeneuve sofreu um acidente durante os treinos que tirou sua vida.

A equipe concentrou então sua atenção em Pironi, que tomou a liderança do campeonato e seguia em uma campanha bastante consistente para vencê-lo, até também sofrer um forte acidente, nos treinos do GP da Alemanha, em Hockenheim, em que quase perdeu as pernas e ficou impedido de voltar a pilotar naquela temporada.

Mesmo sem correr as últimas cinco provas, Pironi ainda terminou empatado na vice-liderança da classificação geral com John Watson e apenas cinco pontos atrás do campeão, Keke Rosberg.

Pironi ainda voltaria a testar um carro de Fórmula 1 quatro anos depois, mas sem condições de voltar a competir, passou a se dedicar a provas de lanchas de corrida.

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