21 de out. de 2011

GP de Trípoli

A Líbia e sua capital, Trípoli, vêm protagonizando notícias de guerra nos últimos meses. Agora, com a morte do ditador Muamar Gadaffi, a expectativa é de o que será desse país, que tem muito petróleo e uma das maiores rendas per capita da África (muito mal distribuída).

O automobilismo também já teve seu momento em território líbio. Na primeira metade do século, antes do campeonato mundial, o país foi sede de um Grand Prix.



Colônia italiana, onde as corridas de carros já eram um esporte bastante popular, a Líbia realizou suas primeiras corridas entre 1926 e 30, com a ideia de incentivar o turismo. Porém, após um início promissor, o interesse do público diminuiu e o evento perdeu a sua viabilidade financeira, principalmente com a morte de Gastone Brilli-Peri, em um acidente, em 1930, o que afastou os patrocinadores.

A volta do GP de Trípoli aconteceu em 1933, desta vez em uma pista construída com ajuda do governo da Itália, entre as cidades de Trípoli e Tagiura. O circuito de Mellaha Lake tinha 13 quilômetros, um dos traçados mais rápidos do mundo e uma arquibancada principal com capacidade de até 10 mil pessoas.



A edição daquele ano ficaria conhecida na história por uma suposta armação de resultado. A prova era organizada em conjunto com a loteria líbia. Foram sorteados bilhetes, cada um representando um piloto, e prêmios eram dados para os que tivessem o vencedor, segundo e terceiro colocados.

Tazio Nuvolari e Baconin Borzacchini teriam facilitado a vitória de Achille Varzi (os três eram grandes estrelas do automobilismo da época) para dividir o prêmio com o ganhador. Nuvolari liderava a prova até a última volta, com grande vantagem, e parou o carro perto da chegada, supostamente com falta de gasolina. Seus mecânicos ainda conseguiram encher o tanque de seu carro para ele chegar em segundo.

Uma investigação chegou a ser realizada e os pilotos foram ameaçados de perderem suas licenças, mas, no final, saíram livres apenas com uma advertência.

A corrida líbia aconteceria até 1940. Com a II Guerra Mundial, a Líbia deixou de ser uma colônia italiana até que, em 1952, teve a sua independência aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Veja os vencedores do GP de Trípoli:

1925 – Renato Balestrero (OM)
1926 – François Eysermann (Bugatti)
1927 – Emílio Materassi (Bugatti)
1928 – Tazio Nuvolari (Bugatti)
1929 – Gastone Brilli-Peri (Talbot)
1930 – Baconin Borzacchini (Maserati)
1933 – Achille Varzi (Bugatti)
1934 – Achille Varzi (Bugatti)
1935 – Rudolf Caracciola (Mercedes)
1936 – Achille Varzi (Auto Union)
1937 – Hermann Lang (Mercedes)
1938 - Hermann Lang (Mercedes)
1939 - Hermann Lang (Mercedes)
1940 – Giuseppe Farina (Alfa Romeo)

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