22 de nov. de 2008

Novo carro da Stock Car

Esta semana foi apresentado em São Paulo o novo carro que a Stock Car usará em 2009. Depois de nove anos usando o mesmo chassi, que já não era grande coisa, estava na hora mesmo da categoria dar esse passo.

O carro foi projetado pelos engenheiros Gustavo Letho, da JL Competições (ex-ZF Racing, que já era responsável pelo último chassi da categoria) e pelo italiano Nicola Scimeca (ex-Dallara) que projetou o atual Indy Lights e o Audi TT da DTM. Por sinal, só de bater o olho no carro é bem fácil ver a inspiração nos carros do campeonato alemão de turismo.

Em entrevista para o site oficial da Stock Car, Gustavo Letho falou sobre os principais focos do novo projeto: segurança e desempenho.

Segundo Letho, no quesito segurança as principais novidades foram no sentido de se buscar uma maior resistência a impactos através de um reforço na estrutura e facilitar a intervenção de paramedicos nos resgates através de uma abertura por cima do carro que evitaria a necessidade de interferência na estrutura do carro.

Para a melhora do desempenho, buscou-se uma evolução em conceitos estruturais, melhora na distribuição de peso através do reposicionamento do tanque, câmbio (que passa a ser traseiro) e do piloto e equalização aerodinâmica para melhorar a aderência do carro. Aliás, por causa de certa vantagem que a bolha da Pegeout estaria conseguindo na atual temporada, os carros serão mais parecidos, diferenciados apenas pelo logo das marcas na frente dos veículos.

Outra mudança importante a ser ressaltada é da roda, que agora passam a ser fabricadas pela OZ Racing com porca única e cubo rápido que possibilitam a troca de pneus mais rápida durante as provas. Claramente um objetivo da organização de aumentar o número de trocas.

Parece que houve uma evolução, mas ainda não é uma categoria multi marca como gostaríamos de ver aqui no Brasil, com envolvimento das montadoras. E parece que não existe a intenção mesmo. Não entendo por que é feito no mundo todo com sucesso e aqui não. Queremos ver grandes carros nas pistas brasileiras! Por isso que torço pelo desenvolvimento da GT3, onde podemos ver corridas de verdade com máquinas maravilhosas. Agora temos que esperar os pilotos darem as primeiras voltas com o novo modelo para sabermos das primeiras impressões. O piloto de testes responsável pelo desenvolvimento do carro foi Felipe Giaffone, um dos diretores da JL.

Segue a ficha técnica:

Modelo: JL G-09
Chassi: Tubular, tubos de molibdênio sem costura
Carroceria: Fibra
Acabamento interno: Fibra de carbono
Rodas: OZ Racing (importada da Itália), porca única e cubo rápido
Câmbio: XTrac seqüencial 6 marchas (importado da Inglaterra)
Diferencial: XTrac (importado da Inglaterra)
Pinças de Freio: AP Racing (importado da Inglaterra)
Disco de Freio: Fremcx
Pastilha: Ecopads
Motor: 480 Hp
Torque: 63 Kgf/m
Pneus: Goodyear radias R18

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