25 de out. de 2009

Loeb é hexa no WRC


Com mais de um 1m06s de vantagem na liderança, Sebastien Loeb venceu o Rally de Gales e ficou, por um ponto, com o título do Mundial de Rally de 2009, sua sexta conquista consecutiva da competição.

A última etapa do ano acabou sendo um verdadeiro passei e, apesar de seu concorrente a título, Mikko Hirvonen, ter chego em segundo, em nenhum momento Loeb foi ameaçado.

No começo da temporada, o título deste ano parecia que seria um dos fáceis da carreira de Loeb. O francês venceu de cara as cinco primeiras etapas do ano e disparou na liderança. Porém, um sequência de maus resultados, incluindo uma desclassificação da equipe Citroën. Hirvonen se aproveitou, venceu quatro etapas e virou a classificação.

No final, Loeb se recuperou e venceu as últimas duas etapas e conquista o título com um ponto de vantagem.

Assim como falei de Valentino Rossi mais cedo, Sebastien Loeb também é um gênio do esporte a motor. Feliz da geração que pôde ver Rossi, Loeb e Schumacher competirem, cada um na sua especialidade.

Em 125 ralis na carreira, iniciada em 1999, o francês tem 54 vitórias e 82 pódios. Apesar da conquista apertada em 2009, ainda está acima da média e é favorito para mais títulos.

Este ano teve um forte namoro com a Formula 1. Testou algumas vezes na última inter temporada e em setembro participou de algumas sessões de treinos da GP2 com intuito de ganhar mais experiência com monopostos. Chegou a assinar contrato com a Toro Rosso para correr a última etapa do ano, em Abu Dhabi, mas a FIA recusou-lhe a Super Licença.

Não sei se a FIA fez certo ou errado, mas acho que seria interessante ver o que Loeb poderia fazer. Assim como Rossi, ele é um cara diferente, que atrai as atenções e que é notícia.

Foto: AP Photo/Alastair Grant

Nenhum comentário: