11 de dez. de 2009

Di Grassi na Fórmula 1

Nesta sexta-feira, Lucas di Grassi foi confirmado como o segundo piloto da equipe Virgin Racing, novo nome da Manor na Fórmula 1. Ele correrá ao lado do alemão Timo Glock.

Quem acompanha o blog sabe que sempre fui fã do trabalho de Di Grassi. Demorou demais para ele conseguir sua vaga. Tive a oportunidade de estar com ele em um curso sobre Fórmula 1 do jornalista Fábio Seixas, em que ele compareceu em uma das aulas como convidado. Seu conhecimento técnico chamou a atenção de todos, o que aliado a sua juventude deve ser uma arma poderosa para uma boa primeira temporada.

Ele começou a rondar a Fórmula 1 em uma mesma época que dois pilotos com sobrenomes fortes, Piquet e Senna, chegaram. Lógico que isso prejudicou um pouco sua carreia. Talvez, se não fosse o emprego que conseguiu como piloto de testes da Renault, através do Programa de Desenvolvimento de Novos Pilotos da montadora, já teria sido descartado. Apesar da falta de oportunidades verdadeiras na equipe francesa, insistiu e finalmente conseguiu sua vaga.

Hoje, em entrevista coletiva em São Paulo, o piloto reclamou, com razão, da falta de apoio da Renault. "A Renault nunca me deu a oportunidade de fazer uma corrida. Estive muito próximo de mostrar meu talento e isso nunca aconteceu. Gostaria muito de ter guiado pela equipe, mas não tive essa possibilidade", disse. "Sub-aproveitado é uma palavra difícil de falar que sim ou não. Eu gostaria de ter tido a oportunidade de ter pilotado, mas não houve isso, não aconteceu. Não saio com nenhum sentimento ruim", completou. (Veja aqui matéria do Tazio sobre a entrevista)

De qualquer maneira, agora na Fórmula 1, acredito em um bom trabalho de Di Grassi. Ele chega em uma equipe que já conhece, pois defendeu a Manor na Fórmula 3 europeia. Terá um companheiro de equipe com dois anos de experiência na categoria, porém, que não assusta.

Agora, das 26 vagas no grid de 2010, nove ainda estão sem dono. Uma na Mercedes, uma na Renault, uma na Campos, duas na Sauber, duas na Lotus e duas na USF1.

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