11 de dez. de 2009

Sobre a nova pontuação

(antes tarde do que nunca) Bem, colocando o Blog para funcionar de novo depois de uns dias de ausência. A FIA oficializou nesta sexta-feira a nova pontuação da Fórmula 1 que já começa a valer em 2010.

Agora, os 10 primeiros colocados ganham pontos na sequência 25, 20, 15, 10, 8, 6, 5, 3, 2 e 1. É com certeza a mudança mais radical no sistema de pontuação na história da categoria.

Apesar de exagerada, a nova pontuação é interessante por valorizar as três primeiras colocações. A diferença de pontos passa a ser bem maior e estimula a disputa pelo pódio e vitória.

O aumento de carros que marcam pontos é por causa do crescimento do grid para 26 carros. Assim, times pequenos, que disputam somente a zona intermediária e final da classificação, terão mais chance de marcar pontos durante a temporada.

Não creio que a mudança na pontuação cause uma revolução na Fórmula 1. Se a ideia é estimular ultrapassagens, não é por ai. Pilotos não ultrapassam porque é tecnicamente difícil, não porque eles não querem.

De qualquer maneira, vejo com bons olhos as primeiras colocações valorizadas. Talvez, o maior problema de todos, será em relação às estatísticas históricas. Comparação de pontos na carreira passa a ser um item nulo. Pilotos que competirem com a nova pontuação não poderão ser comparados com pilotos mais antigos.

Nenhum comentário: