28 de set. de 2008

Briatori: “Finalmente, cazzo!!”

Foram essas as palavras de Flavio Briatori no rádio de Fernando Alonso após a vitória do espanhol no histórico GP de Cingapura. Foi um fim de semana onde a Renault sempre se mostrou competitiva (pelo menos na mão do espanhol) mas que, depois da quebra na classificação, indicava que não mudaria muito a história da equipe na atual temporada. Mas a parada no momento certo, uma volta antes da entrada do safety car (causada pelo companheiro (!) Nelsinho Piquet) colocou Alonso na ponta. Ai foi só o espanhol mostrar o imenso talento que tem para levar a primeira corrida noturna da história da Fórmula 1.

E apesar da vitória de Alonso, a corrida de Cingapura ficará marcada por mais uma trapalhada da Ferrari que parece fazer de tudo para não levar o título deste ano. A luz verde acendeu e Massa saiu dos boxes. Mas o piloto brasileiro, que fazia mais uma ótima corrida na liderança, não sabia que levava consigo um lastro inesperado: a mangueira de combustível.

A equipe liberou Felipe antes da hora e, mesmo que a mangueira de combustível já estivesse desconectada do carro e não tivesse causado o acidente, o brasileiro seria (como foi) punido por uma saída perigosa dos boxes, já que quase bateu em um carro da Force Índia. Aliás, mesma punição que deveria ter recebido em Valência quando a Ferrari também soltou Felipe antes da hora e quase causou um acidente.

O tal farol que libera os pilotos da Ferrari dos boxes pode ser o problema. Pode. Mas eu acredito que o problema mesmo é o mecânico que aciona o equipamento. O instrumento em si me parece que, se bem utilizado, até agiliza a saída do pit (para se ter certeza, um estudo comparativo entre o reflexo do piloto ao farol e ao tradicional pirulito teria que ser feito).

A verdade é que no final das contas o prejuízo foi grande. Mas é importante que se diga que não é irreparável. Faltam três provas para o final da temporada e a diferença de Hamilton para Massa é de sete pontos. O campeonato tem sido muito maluco e tanto pilotos como equipes vem cometendo muitos erros. Difícil prever o que pode acontecer. O que é certo é que a Ferrari não pode mais errar.

Nenhum comentário: