19 de jan. de 2009

Final do Dacar

O Rally Dacar chegou ao fim neste final de semana em Buenos Aires. Foi uma edição marcada por vários abandonos e, pelas informações que chegaram pelas agências que cobriram a competição, certa desorganização com a alteração de várias especiais e até mesmo um cancelamento. Ocorreram três mortes sendo que a de um piloto.

Ainda não foi divulgado se o Dacar volta à América do Sul em 2010, mas acredito que a prova deste ano pode ter sido um bom teste para aumentar o conhecimento dos organizadores sobre a região para voltar à região melhor preparados. Torço que isso aconteça e, quem sabe, até com uma passagem pelo Brasil. Mas também acho que seria interessante o Dacar rodar o mundo procurando a cada ano um novo tipo de desafio e até mesmo ser utilizado como ferramenta de comunicação para se mostrar novas culturas e problemas pelos quais os diversos povos passam.

Sobre os resultados, a Volkswagen foi a grande campeã nos carros. Depois de sete anos de domínio da Mitsubishi, a fabrica alemã finalmente conseguiu abocanhar o título com a dupla Geniel de Vilers (AFS) e Dirk Von Zitzwiz (ALE). A Volks garantiu a dobradinha com Mark Miller (EUA) e Ralph Pitchford (AFS) que ficaram somente a 9 minutos dos campeões. É bom lembrar que a Volkswagen só não fechou o pódio porque Carlos Sainz caiu em um buraquinho de quatro metros de altura quando liderava. Ou seja, pode comprar Gol que ele agüenta mesmo (será??).

A terceira posição ficou com a dupla americana Robby Gordon (ele mesmo!!) e Andy Grinder, de Hummer, o adorado jipão dos rappers, quase duas horas atrás. A Nissan fechou os cinco primeiros lugares com seus dois carros. As duplas brasileiras Jean Azevedo e Youssef Haddad e Paulo Pichini e Lourival Roldon, ambos de Mitsubishi, ficaram em 23º e 65º respectivamente.

A decepção ficou por conta da Mitsubishi que colocou o seu melhor carro em sétimo. Só falta ser a próxima japonesa que após tomar pau alega crise mundial para pular fora das competições.

Na categoria motos o espanhol Marc Coma, de KTM, ganhou o seu bicampeonato com 1h25min28s a frente de do francês Cyril Després, também da KTM. Por sinal, a montadora austríaca dominou o pelotão de frente com quatro motos entre os cinco primeiros lugares. É bom ressaltar que praticamente 55% de todos os participantes do rally usavam KTM, com ou sem apoio de fábrica. O brasileiro José Hélio fez boa participação de Honda e terminou em 12º e Rodolpho Mattheis, de Yamaha, ficou em 31º.

Nos caminhões o domínio foi da Kamaz, que fez a dobradinha com dois trios russos e ainda colocou mais um de seus veículos em quarto. A equipe brasileira que contava com André Azevedo, Maykel Justo e com o tcheco Jaromir Martinec levou seu Tatra a um bom sexto lugar.

E para finalizar, nos quadriciclos, o tcheco Josef Machacek, da Yamaha, foi o campeão com incríveis 2h34min de vantagem sobre o argentino Marcos Patronelli, Can-Am.

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