30 de ago. de 2009

Em domingo dos coadjuvantes, Raikkonen vence e Fisichella dá show

Kimi Raikkonen voltou a levar a Ferrari ao lugar mais alto do pódio ao vencer neste domingo o Grande Prêmio da Bélgica, no circuito de Spa-Francorchamps. Além da primeira vitória da equipe italiana no ano, o finlandês acabou com um jejum pessoal de 25 corridas sem um triunfo.

Na segunda posição terminou um surpreendente Fisichella, de Force India, menos de um segundo atrás de Raikkonen. O italiano já havia chamado a atenção do mundo da Fórmula 1 no sábado ao cravar a pole position para a corrida, mostrou bastante consistência durante toda a prova e deu não só os primeiros pontos da história da Force India como também o primeiro pódio.

Dos concorrentes ao título, o melhor foi Sebastian Vettel, na terceira posição. O alemão da Red Bull marcou seis pontos e subiu para a terceira posição do campeonato a 19 pontos do líder, Button, deixando seu companheiro de equipe, Mark Webber, para trás. O australiano terminou hoje apenas na nona posição, fora da zona de pontuação.

O domingo da Brawn foi ruim. Jenson Button bateu logo na primeira volta e Rubens Barrichello enfrentou uma prova com muitos problemas para chegar somente a sétima posição. Largando na quarta posição, o brasileiro tinha a expectativa de diminuir o máximo possível a diferença para o companheiro no campeonato. Mas as chances de uma boa corrida desapareceram logo na largada, quando Rubens saiu mal e caiu para última posição. Barrichello partiu então para uma prova de recuperação e nas últimas voltas já ocupava a sétima posição colado no sexto Kovalainen. Porém, o motor Mercedes da Brawn começou a fumar e o brasileiro teve que tirar o pé nas duas voltas finais terminando no sétimo posto, pouco a frente de Rosberg e Webber. Com isso, Barrichello diminuiu a diferença para Button em apenas dois pontos e, faltando apenas cinco corridas para o fim do campeonato, está a 16 do inglês.

A esperança de Barrichello é que Button mantenha a má fase. Nas últimas cinco corridas, o inglês marcou apenas 11 pontos contra 21 do brasileiro. Porém, para ter chances, o brasileiro tem que descontar mais de três pontos a cada corrida para chegar ao título.

Confira a classificação final do GP da Bélgica:

Nenhum comentário: