25 de ago. de 2009

Pós-GP da Europa – mais uns pitacos

Ultrapassagem de Barrichello em Hamilton

Depois de ver declarações de membros da própria McLaren e fazer algumas contas assistindo novamente a corrida, dá para dizer qque Barrichello poderia passar Hamilton mesmo sem o erro da equipe do inglês no pit stop.

A parada de Hamilton foi em 13s e a do brasileiro foi em praticamente 7s, porém, três voltas depois. Ou seja, provavelmente o pit stop do inglês seria acima da casa de 8s, então ele perdeu cerca de 5s no erro da equipe. Só que Rubens voltou 6s segundos a frente de Hamilton, sendo que antecipou em duas ou três voltas sua parada (levando em conta o pit stop de Button, que no primeiro pit parou antes do brasileiro e no segundo 3 voltas depois) devido ao medo de o pneu dechapado de Nakajima ocasionasse um safety car. Caso precisasse, provavelmente a Brawn deixaria Rubens na pista até o limite do combustível andando forte.

De qualquer forma, se Rubens realmente saísse na frente seria apertado, então é difícil afirmar com certeza. Tudo indica que ele conseguiria ganhar a posição e que nós perdemos de ver uma grande batalha entre os dois no fim da prova.

Jenson Button

As quatro últimas provas de Button foram muito ruins. Foi um sexto lugar em Silverstone, quinto em Nürburgring, sétimo em Budapeste e agora outro sétimo em Valência. O inglês definitivamente passa por um momento muito ruim dentro do campeonato. Só que faltando apenas seis corridas sua diferença ainda é de 18 pontos para o vice-líder Rubens Barrichello. A vantagem de Button não diminuiu de forma ameaçadora mesmo ele passando por dificuldades dentro da competição. Por isso ele ainda marcha forte para o título.

As duas perguntas que restam agora são se essa fase de Button continuará por mais algumas provas e se os seus concorrentes conseguirão tirar algum proveito disto. Pois, até agora, ainda não incomodam de verdade.

Red Bull

A Red Bull foi muito mal em Valência. Já tinha sido assim em Mônaco e não conseguiu acompanhar Ferrari e McLaren na Hungria. Ou seja, o carro da equipe não vai bem em circuitos de rua e muito travados. Mas as duas próximas provas são em Spa e Monza, dois circuitos de alta velocidade, então podemos esperar que o time dos energéticos deve voltar a lutar por vitórias. A minha dúvida é se eles devem continuar com a briga interna aberta. Faltando apenas seis corridas, Webber está a 20,5 pontos de Button e Vettel a 25. Será que eles deveriam começar a apostar tudo em um cavalo só? É difícil, pois a diferença entre os dois é pouca, mas a pergunta deve estar zanzando na sede da equipe.

Luca Badoer

Depois de entrar para a história como o piloto com mais GPs sem marcar pontos, o italiano acaba de se imortalizar como um dos maiores micos da história da Ferrari. Classificação ridícula, ritmo de corrida muito ruim e demasiados erros bobos como várias multas por excesso de velocidade no pit lane, passar sobre a linha na saída dos boxes, rodadas e etc. Schumacher deve estar dando graças por ter ficado de fora dessa, já que ficou evidente que a falta de contato com o carro no regulamento atual fez muita diferença para Badoer, piloto de testes da Ferrari nos últimos 10 anos.

Romain Grosjean

Já tem gente querendo cornetar o francês, mas era óbvio que Grosjean teria dificuldades na sua estreia na Fórmula 1. O fato de ter ido mal não tem nada a ver com a demissão de Nelsinho Piquet. Também acho que o brasileiro poderia muito bem ficar até o final da temporada, mas a comparação de rendimento entre os dois não cabe.

Nenhum comentário: