6 de ago. de 2009

O que acontecerá com a BMW-Sauber?


O destino da BMW-Sauber começa a ficar bastante nebuloso. O embrólio acabou ficando um pouco em segundo plano devido ao anúncio da volta de Schumacher. Mas o caso é sério e, aparentemente, a solução está mais distante do que se pensava no começo.

Os alemães não quiseram se comprometer com a assinatura do novo Pacto de Concórdia, que os obrigaria a manter o time por pelo menos três anos na Fórmula 1, mas, assim, abriram mão de um dinheiro considerável. Essa “verba” poderia servir como garantia a um novo investidor ou até mesmo para financiar um management buyout nos moldes do que foi feito na Honda.

Peter Sauber, antigo dono da equipe e que ainda possui 20% do seu controle acionário, está à frente das negociações. Falou-se em investimento da companhia petrolífera Petronas, que patrocinava a Sauber e se manteve como importante parceiro na “era” BMW. Mas aparentemente os malaios não querem entrar sozinhos. Existiram rumores de que Nelson Piquet poderia entrar como sócio, mas seu filho, Nelsinho, já negou a possibilidade.

Hoje, em entrevista ao site da Revista Autosport, Peter Sauber culpou as altas exigências da BMW para não conseguir finalizar uma negociação antes da assinatura do Pacto de Concórdia.

“As negociações com a BMW falharam porque as exigências eram simplesmente muito altas para mim. Consequentemente, eu não pude assinar o Pacto de Concórdia, que garantiria pagamento de milhões e asseguraria o futuro do time”, disse o dirigente ao site da revista inglesa. Será que a montadora alemã estaria querendo reaver seu investimento no time?

A estrutura que Peter Sauber montou na Suíça, antes mesmo de vender o controle do time para a BMW, é das melhores. A fábrica, em Hinwil, é uma das mais bem estruturas da Fórmula 1. É uma pena que um time com a solidez da antiga Sauber, que parecia estar em boas mãos com o envolvimento da BMW, estar em uma situação de “xeque mate” com esta.

É bom lembrar que para conseguir correr em 2010, o tempo é mais curto do que parece. Apesar da Honda ter anunciado sua desistência em dezembro, o time conseguiu viabilizar seu projeto para 2009 porque o carro já estava em fase final de produção. O caso da BMW não é esse. Apesar de já ter, com certeza, alguns estudos para a próxima temporada, o time não estava em processo de construção do novo bólido. E nem vai começar. O limite talvez seja final setembro, no máximo em outubro. Então, Peter Sauber vai ter muito trabalho nos próximos dois meses para conseguir manter o time e nós vamos ouvir e ler muitos rumores.

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