13 de jun. de 2010

GP do Canadá – Corridão

Ótima corrida o GP do Canadá neste domingo e Lewis Hamilton venceu a segunda na temporada e assumiu a liderança do campeonato.

A corrida foi marcada pelo desempenho dos pneus, que se desgastaram muito mais do que tem acontecido em outras provas, e pela quantidade de bicos voando, os pilotos resolveram dar prejuízo para suas equipes neste final de semana.

Hamilton fez uma bela corrida. Ele é um piloto super combativo, audacioso e agressivo. Comete muitos erros, principalmente porque tenta coisas diferentes e porque nunca desiste.

Button, mais uma vez na dele, quietinho, chegou em segundo. O inglês faz um campeonato á mineira. Está agora atrás do companheiro na classificação, mas segue ali perto, na espreita. Faz uma temporada muito melhor do que a maioria das pessoas, inclusive eu, imaginavam.

Alonso foi um dos nomes da corrida. A Ferrari pareceu um pouco melhor em Montreal. Esse pouquinho já foi o bastante para o espanhol incomodar e brigar pela vitória. Mas é verdade que se enrolou no tráfego em momentos importantes.

Em quarto e quinto, as duas Red Bulls. Um campeonato que tinha tudo para ser um passeio fica cada dia mais difícil. Os pilotos se enrolam, a equipe erra na estratégia, e de repente o time austríaco já vê os dois McLarens na liderança da classificação.

Aliás, a disputa pelo título tem tudo para ser bem emocionante este ano, com quatro ou, quem sabe, até cinco pilotos brigando até o final. Duas McLarens, duas Red Bull e o quinto pode ser Alonso, se a Ferrari melhorar. A diferença entre eles é de 19 pontos, o que não é muito se pensarmos que este ano o vencedor de cada prova recebe 25.

Nico Rosberg chegou mais uma vez nos pontos, mas meio apagadinho, sem aparecer muito. Bem do jeito dele mesmo. Enquanto isso, Schumacher teve mais uma corrida toda acidentada e cheia de disputas, em que não se saiu bem em nenhuma. Cheia de altos e baixos esta volta.

Kubica e as duas Force Índias, que tiveram corridas bem malucas também, marcaram pontos de novo. Estão de parabéns, pois conseguem cumprir o que seus carros lhes permitem.

Sebastien Buemi foi um dos grandes destaques da prova. Liderou por uma volta, travou uma briga em que conseguiu não ser ultrapassado por Alonso, passou Schumacher em uma manobra muito bem feita e no final chegou em oitavo com sua Toro Rosso.

Massa, mais uma vez, foi mal. Aliás, as chances que tinha acabaram no choque que teve com Vitantonio Liuzzi e Button na largada. Não foi culpa de ninguém, eram três carros para uma curva fechada e estreita. Depois, não foi bem na disputa com Schumacher. Por mais que o alemão tenha mudado a linha no final da reta, não foi nada de muito radical para uma reclamação. A fase de Felipe não é boa.

Dos outros brasileiros, nem vale a pena falar muito. Barrichello não foi bem (largou mal de novo), Di Grassi levou seu carro até o fim e andou na frente do companheiro e Senna praticamente não andou até quebrar.

Nenhum comentário: