4 de fev. de 2009

A decadência Samurai continua

A Mitsubishi anunciou na manhã de hoje a retirada de seu time do Rally Dacar. A desculpa foi a crise mundial. A montadora japonesa já venceu a competição 12 vezes e tinha perdido sua hegemonia para a Volkswagen em 2009.

Ela se une à Honda (F1), Suzuki (WRC), Subaru (WRC) e Kawasaki (MotoGP) se a tornando a quinta fabricante japonesa a abandonar as competições em dois meses. Coincidentemente no momento onde todas estavam tomando pau. Acho que em alguns anos não vai mais existir carro no Japão. Que coisa!!

Todas essas empresas japonesas têm seu nome intimamente ligado às competições e com certeza se tornaram potências mundiais no setor graças a isso. É difícil julgar os negócios de cada uma e o que poderia ter sido feito antes. Não sei se a decisão de cada uma foi certa ou errada já que não tenho conhecimento do verdadeiro estado financeiro de cada uma. Mas espero que a coisa esteja bem feia para chegarmos a um estágio como este. O automobilismo perde muito com perda dessas marcas. Só que em minha opinião, as marcas também perdem muito. A Mitsubishi vai falar o que da Pajero agora? Ou vai continuar usando aquelas imagens carro no deserto? Baseada em que? E a Subaru, vai ligar a imagem do Impreza a que? Afinal, o Impreza virou um ícone esportivo graças a sua participação no WRC. E só por causa disso. E a Kawasaki? Vai vender moto de alta cilindrada como se não tem seu nome ligado ao esporte?

Que os inteligentes executivos que respondam.

Nenhum comentário: