10 de fev. de 2009

Fim do primeiro dia

Terminaram agora à pouco os treinos vespertinos em Jerez e no Bahrein. Na pista espanhola repetiram-se os resultados da manhã, com o Sebastien Buemi, de Toro Rosso 2008 híbrido, andando dois segundos e meio na frente de todo mundo. Entre os carros 2009, Sebastien Vettel, Red Bull, voltou a ser o mais rápido com o tempo de 1m22s183. Em seguida veio o piloto de testes da Williams, Nico Hülkenberg, apenas dois décimos atrás. Heikki Kovalainen, da Mclaren, foi o quarto, quatro décimos atrás de Vettel. Nelsinho Piquet enfrentou muitos problemas com seu novo Renault e terminou em quinto, mais de um segundo atrás do alemão da Red Bull.

Como já falei antes, é difícil analisar os resultados destes testes simplesmente pelos tempos. Não sabemos que tipo de trabalho cada equipe está fazendo, quantidade de gasolina, peso e etc. Aparentemente Red Bull e Williams começam bem e Renault mal. Mclaren ainda em evolução. Está perto, mas se andar a semana toda atrás deve começar a se preocupar.

Já no Bahrein, os resultados finais foram bastante interessantes. Todos baixaram o tempo em relação ao treino matutino. Timo Glock, Toyota, foi o primeiro com 1m33s501, Felipe Massa, Ferrari, segundo com 1m33s615, e Robert Kubica, BMW, terceiro com 1m33s702. Apenas dois décimos separam os três carros, o que indica que andaram em condições parecidas. Isso significa que os três times começam o ano muito próximos.

Este primeiro dia deixa um ar de otimismo em relação ao equilíbrio na temporada. Os times do pelotão médio evoluíram e andaram na frente ou muito perto das eternas favoritas Mclaren e Ferrari. Mas hoje foi só o primeiro dia. O clima não ajudou em Jerez e os carros devem evoluir durante a semana.

Nenhum comentário: