30 de abr. de 2009

Considerações

As novas regras da Fórmula 1 para 2010 estão no post a baixo. Sobre esse teto orçamentário, eu acho que devemos esperar um pouco mais para saber o que irá acontecer. Agora que a FIA fez seu anúncio, a opinião pública, de equipes e pessoas ligadas ao automobilismo vai gerar um debate que pode vir até a mudar alguma coisa, assim como foi a na história da regra campeão por números de vitórias no começo do ano.

Acho a ideia boa, mas está sendo tomada de maneira muito radical. Primeiro, o teto é muito baixo. Até o ano passado, fala-se que alguns times gastavam algo como 400 milhões de dólares. Segundo, isso deveria ser feito em um prazo maior, talvez duas ou três temporadas, para que os times tenham tempo para se adequar aos novos valores. Esse corte influenciará em demissões (o que causará custos com justiça trabalhista), diminuição de infra-estrutura, readequação de contratos e etc. São cortes difíceis de serem feitos de uam hora para outra. E terceiro, a ideia de equipes correndo sob regulamentos diferentes é ridícula. Serão dois campeonatos dentro do mesmo. Isso terá que ser revisto.

Gostei muito do banimento do reabastecimento. Teremos carros em condições iguais de peso na pista e forçará os pilotos a tentarem ultrapassagens. Além disso, também voltaremos a ver pilotos que sabem economizar pneus se dando bem sobre os outros, uma qualidade na pilotagem que voltará a ser importante. Mas o melhor dessa regra é a consequência sobre a classificação. Acaba essa baboseira de treino com quantidades de combustível diferentes entre os carros. A pole position voltará a ser do piloto que consegue ser mais rápido que os outros em uma volta lançada, e não o mais leve. Essa é a melhor notícia.

Nenhum comentário: