1 de nov. de 2009

GP de Abu Dhabi – Um final chatinho

Vettel venceu o primeiro GP de Abu Dhabi, depois de uma corrida sem emoções. A chance de uma disputa pela vitória terminou quando Hamilton teve problemas de freio deixando o caminho livre para o alemão.

Os principais lances da corrida acabaram sendo uma disputa entre Button e Kobayashi, outra entre Buemi e Kubica e no final com Button indo para cima de Webber na luta pelo segundo lugar nas últimas voltas.

Webber completou a dobradinha da Red Bull, que tem tudo para continuar forte nos próximos anos. Tem uma empresa forte investindo, um staff técnico competente e uma boa dupla de pilotos. Só falta se decidir sobre os motores.

Button terminou bem a temporada com a terceira posição. A Brawn não teve para disputar vitórias nas últimas etapas, mas o inglês, campeão do mundo, conseguiu voltar ao pódio (foram somente dois nas últimas 10 corridas) e ser protagonista de uma bela disputa com Webber no final.

Barrichello deu uma vacilada na largada e tocou o seu bico em Webber perdendo uma parte do aerofólio. Ficou prejudicado na corrida e terminou em quarto. Um final de temporada ruim para o brasileiro, atrás do companheiro de equipe, depois de um ano de renascimento. O saldo da temporada para Rubens acabou sendo bom. Estava aposentado em fevereiro e conseguiu disputar o título mundial e garantir mais um ano de permanência na categoria por mais um ano.

Assim como em Interlagos, Kobayashi voltou a ter destaque. Chegou em sexto com sua Toyota, a frente do companheiro de equipe, o experiente Trulli. O japonês praticamente garantiu a vaga na equipe para 2010 e com certeza chamará a atenção na próxima temporada. Será bom para a Fórmula 1 um piloto do Japão que ganhe destaque. É um país que sempre teve ligação forte com a categoria, mas nunca teve um piloto realmente talentoso para torcer.

O evento nos Emirados Árabes é impressionante, o autódromo é lindo, as imagens são maravilhosas, mas, realmente, a pista é muito chatinha.

O Campeonato Mundial de 2009 foi um dos mais diferentes da história. Um equipe “estreante” (entre aspas porque a Brawn na verdade é resultado de muito investimento da Honda em 2008) venceu depois de uma primeira metade de disputa arrasadora e polêmica. É lógico que a história do difusor duplo no início do ano foi decisiva para o título da Brawn e de Jenson Button.

Agora, viveremos uma fase de acomodação. Algumas mudanças de equipes serão confirmadas, outras podem até surpreender. Depois começam os testes de inverno ainda com carros híbridos e, no final de janeiro, a apresentação dos novos carros. Muitos chutes e rumores sobre desempenhos irão surgir. E, em março, depois de um longo período sem corridas (difícil para nós, fãs) o campeonato reinicia e saberemos quem trabalhou melhor. Simbora.

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