17 de nov. de 2009

Raikkonen terá ano sabático em 2010


O empresário de Kimi Raikkonen, Steve Robertson, anunciou na noite desta terça-feira que o piloto finlandês não correrá na Fórmula 1 em 2010.

“Um ano de fora não significa nada para Kimi. Ele está mais interessado em brigar por vitórias e pelo campeonato mundial. A Fórmula 1 sentirá falta de Kimi. Ele trabalhou durto no verão, fazendo coisas pela Ferrari que apenas os melhores pilotos são capazes”, afirmou Robertson.

Segundo o empresário, a decisão foi tomada após a negociação com McLaren falhar. Era a única opção para o finlandês, descartando um acordo com a Mercedes. Isso indica que os rumores de Button no time de Woking e de Nick Heidfled no time da montadora alemã podem se confirmar.

Segundo a imprensa inglesa, o objetivo no momento seria uma volta em 2011, na Red Bull, na vaga de Mark Webber. Em 2010, o foco deve ser participar de provas do Campeonato Mundial de Rally e das 24 horas de Le Mans.

A Fórmula 1 realmente sentirá falta de Raikkonen. Ele é um dos melhores pilotos da categoria que passou por uma má fase nas últimas duas temporadas, o que poderia acontecer com qualquer outro. Tem um estilo bonito de pilotagem, agressivo.

Venceu um Campeonato Mundial em seu primeiro ano na Ferrari, o que não é tão fácil, vindo de uma equipe com conceitos técnicos tão diferentes como McLaren, em uma decisão espetacular na última prova contra Fernando Alonso e Lewis Hamilton.

Kimi estreou na Fórmula 1 em 2001, na Sauber, com 21 anos. Ficou sob observação nas primeiras quatro corridas do campeonato antes de conseguir sua superlicença definitiva, já que tinha apenas 23 corridas de monopostos em seu currículo. Logo na primeira temporada ficou na nona posição, com 9 pontos, o que lhe garantiu a transferência para a McLaren.

Em 2003, já foi vice-campeão, perdendo o título para Michael Schumacher na última prova, no GP do Japão, em Suzuka. Em 2005, novo vice-campeonato, desta vez perdendo o campeonato para Fernando Alonso.

Raikkonen ficou marcado pelo seu jeito indiferente com relação imprensa e ao “circo” e suas bebedeiras. É um piloto que lembra o estilo boêmio da categoria dos anos 70.

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