14 de mar. de 2010

Alonso debuta na Ferrari com vitória


Assisti a corrida da Fórmula 1 em uma televisão portátil na arquibancada do Anhembi hoje. Corrida com poucas ultrapassagens, mas com carros andando em blocos e próximos. Não foi a prova mais emocionante de todos os tempos, mas também não foi ruim. A pista do Bahrain não ajuda muito.

Vettel venceria o GP se não tivesse o problema no motor. Liderou boa parte da corrida até ter queda de rendimento e ser ultrapassado pelas duas Ferraris em duas retas seguidas. Parecia até um retardatário. Alonso foi muito bem na largada e fez uma bonita ultrapassagem em Massa na primeira curva. Vettel ainda perdeu a terceira posição para Hamilton, mas conseguiu sustentar a quarta. Em uma corrida que teve problemas, marcou pontos que podem ser importantes para o campeonato.

A equipe de Maranello fez a dobradinha, mas ficou nítido que a Red Bull está no mesmo nível. Na briga interna, importantíssimo para Alonso chegar já com uma vitória e mostrar do que é capaz. Afinal, os comentários sempre eram de que Massa já era mais habituado com o time. O brasileiro não pode deixar o companheiro de equipe abrir muita vantagem no começo do campeonato.

McLaren e Mercedes estão em um nível parecido e atrás de Ferrari e Red Bull. Tem que melhorar para conseguir brigar. Hoje a distância foi considerável. Porém, o destaque de hoje nestas equipes talvez tenha sido a diferença de rendimento entre os companheiros de equipe. Hamilton andou muito a frente de Button, tanto no sábado quanto no domingo, assim como Rosberg em relação a Schumacher. No segundo caso, existe a desculpa do fato do heptacampeão ainda estar voltando e talvez precisar de duas ou três corridas para voltar à velha forma. Impossível duvidar de um piloto que já fez e ganhou de tudo na Fórmula 1. Então, aguardemos... Já no caso da equipe inglesa, o caso é outro. No confronto dos últimos dois campeões mundiais, Hamilton sai bem na frente e pode ser difícil para Button reverter a situação. Jenson não terá muito tempo para reação, então tem que agir rápido.

De qualquer maneira, foi interessante a disputa no primeiro stint entre Hamilton e Rosberg e, mais atrás, o trenzinho Schumacher-Button-Webber, que todos ficaram esperando por alguma movimentação, mas que seguiu assim até o final.

No bloco intermediário, a briga parece ser entre Force Índia, Williams e Renault. Liuzzi, do time indiano, foi o melhor e ficou em nono, seguido por Barrichello, da equipe de Grove, que fechou a zona de pontuação. Kubica poderia estar entre o dez, mas um acidente na largada o tirou da briga.

Em seguida, veio o bloco de BMW-Sauber e Toro Rosso. Os quatro carros andaram juntos por boa parte da corrida. Mas os dois bólidos do time de Hinwill não conseguiram completar a prova com problemas hidráulicos. Só um comentário: muito estranho ver o nome do equipe com BMW e motor Ferrari.

Das novatas, a Lótus acabou sendo a melhor. Kovalainen terminou em 15º, a duas voltas do vencedor, e Trulli não recebeu a bandeirada por ter parado com problema hidráulico, mas entrou na classificação final em 17º , três voltas atrás. Na Virgin, Lucas Di Grassi quebrou na segunda volta, também com problemas hidráulicos, e Timo Glock foi até a 16ª, quando parou por quebra da caixa de câmbio. A HRT viu Karun Chandock sair da corrida logo na primeira volta ao se envolver em um acidente e Bruno Senna parar na 18ª, com problemas no motor.

A próxima corrida é em Melbourne. O traçado tem características bem particulares e as equipes, agora com mais informações, com certeza irão evoluir, mesmo que em pequenas coisas, e as diferenças já podem diminuir.

Classificação final:

Fonte: Site Oficial da Fórmula 1

Foto: Sutton Images

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