13 de mar. de 2010

Vettel fica com a primeira pole do ano

Um Q1 bastante previsível, com as três equipes novas sendo apostas certas para caírem fora, um Q2 com poucos carros realmente na briga pelas vagas no top 10 e um Q3 com Vettel e Ferraris brigando pela pole position. Assim foi o primeiro treino classificatório de 2010.

Depois de muitas “previsões” sobre a nova divisão de forças da Fórmula 1, finalmente sabemos como as equipes estão distribuídas no grid de largada. Red Bull, principalmente com Vettel, apareceu muito rápida, pelo menos com tanque vazio, e fez a pole position com uma volta bem limpa. Depois vem as duas Ferraris, com Massa a frente do seu novo companheiro, Alonso. O espanhol já ficou meio segundo atrás do primeiro colocado, lembrando que não existe mais diferença de peso por causa da gasolina.

Um segundo depois, vem um outro pelotão, com Hamilton, McLaren, em quarto, Rosberg, Mercedes, em quinto, ambos já colocando boa vantagem sobre seus novos parceiros de parceiros de equipe, Schumacher, Mercedes, sétimo, e Button, McLaren, oitavo. Inclusive, os dois últimos passaram para o Q3 de forma bastante apertada.

Webber, da Red Bull, ficou em sexto, mais de um segundo atrás do pole e companheiro de equipe, Vettel. Daqui a pouco saberemos se o australiano optou por uma classificação com pneu duro, visando o início da corrida.

Fechando o top 10, Kubica, a surpresa, ficou em nono, e Sutil, com uma consistente Force India, em décimo.

Barrichello, em seu primeiro treino com a Williams, chegou a brigar para entrar no Q3, mas ficou fora na segunda fase e larga em 11º. Serve como consolo o fato de ter ficado à frente de seu companheiro, Hulkenberg, que sai amanhã em 13º.

Pelo menos em classificação, a Fórmula 1 deu a clara impressão hoje de estar divida em Red Bull e Ferrari na briga pela pole, McLaren e Mercedes em seguida, Renault, Force India e Williams brigando por uma vaga no Q3, Sauber e Toro Rosso brigando para não ficarem logo na primeira fase, e as três equipes novas, Lótus, Virgin e HRT, sendo hour concurs para seis da sete vagas do Q1.

Na briga entre as novatas, no primeiro embate real, a Virgin ficou à frente com Timo Glock, seguido pelos dois carros da Lótus. Como já era esperado, a HRT, de Bruno Senna e Karun Chandhok, ficou um pouco mais atrás. Esses seis carros irão formar um tráfego que pode complicar os primeiros colocados, o que sinceramente até acho interessante.

Amanhã, como não existe mais reabastecimento, será interessante notar se existirá diferença de rendimento e das forças com os carros mais pesados. Além disso, alguém do top 10 pode tentar surpreender largando com pneu duro. Vettel, Massa e Alonso são os favoritos.

Confira o grid de largada e os tempos da classificação de hoje:

Fonte: Site Oficial da Fórmula 1

Nenhum comentário: