14 de mar. de 2010

A primeira Indy em Sampa


Acabei de chegar do Anhembi e vou colocar a casa em ordem aqui. Primeiro vou analisar a corrida de Indy, que vale destaque por ter sido a primeira em São Paulo.

Da minha parte, como torcedor, achei o evento bem organizado. Fui para a região da pista de metrô e cheguei sem problemas nos dois dias, tudo bem sinalizado, uma praça de alimentação bastante sortida, segurança reforçada e os telões na frente da arquibancada ajudaram bastante para o acompanhamento da corrida. Fiquei sabendo que o pessoal da imprensa teve algumas dificuldades para trabalhar. O jornalista Fábio Seixas escreveu e seu twitter que a sala de imprensa sofreu com apagões, algo que não pode acontecer de jeito nenhum.

Sobre a pista, o layout é legal, mas as ondulações no asfalto são gritantes. A parte do sambódromo, onde os carros não conseguiam andar em linha reta de tanto escorregar no primeiro dia de treinos, parece que ficou boa depois do trabalho feito durante a noite de sábado, porém, a sujeira era muito grande e pó que subiu na largada foi um dos culpados pelo grave acidente da largada. Além disso, a pista ficou impraticável durante a chuva, que nem foi tão forte assim. São coisas a serem melhoradas e repensadas para o próximo ano.

A corrida foi bem legal, muito movimentada, com muitas ultrapassagens e pegas. Tony Kanaan estava na briga até ser acertado por trás e cair para últimas posições. Dario Franchitti também estava muito bem, mas perdeu a chance de vitória quando demorou muito para trocar o pneu de chuva pelos slicks.

Ryan Hunter-Reay, por algum tempo, parecia que tinha o carro mais acertado, mas, no final, após um briga árdua, Will Power o ultrapassou e venceu a primeira edição da São Paulo Indy 300.

Vitor Meira, que largou em 16º, terminou em uma ótima terceira posição e Raphael Matos fez corrida constante e chegou em quarto. Helio Catroneves, que se envolveu no acidente da largada, conseguiu se recuperar bem e ficou em nono, logo a frente de Kanaan, que tembém conseguiu boa recuperação após ter sido tocado para fora da pista. Bia Figueiredo conseguiu uma 13ª posição e foi a melhor das quatro mulheres que correram hoje.

Espero que os organizadores tenham consciência dos problemas desta primeira edição da corrida para consertá-los para o próximo ano. A base do evento é boa e a corrida pode trazer bons frutos para a cidade no futuro.

Classificação final:
1°. Will Power
2°. Ryan Hunter-Reay
3°. Vitor Meira
4°. Raphael Matos
5°. Dan Wheldon
6°. Scott Dixon
7°. Dario Franchitti
8°. Mike Conway
9°. Helio Castroneves
10°. Tony Kanaan
11°. Justin Wilson
12°. Ernesto Viso
13°. Bia Figueiredo
14°. Ryan Briscoe
15°. Danica Patrick
16°. Simona de Silvestro

Foto: Site Oficial da IndyCar

Nenhum comentário: