16 de dez. de 2008

Subaru anuncia retirada do WRC


O mundo do automobilismo foi surpreendido nesta manhã de terça-feira com mais um anúncio de uma importante montadora que se retira do esporte. Desta vez foi a Subaru, empresa que está há vinte anos no WRC.

Diferente da Suzuki, que divulgou ontem sua saída da categoria após apenas um ano, a Subaru é uma montadora tradicional e que fará falta. Seu anúncio é tão chocante e preocupante quanto de Honda e Audi.

O Mundial de Rally, um dos campeonatos mais importantes e vistos do mundo está sofrendo um duro golpe. Diferente da Fórmula 1, é um certame que precisa do envolvimento das grande fabricantes para ter visibilidade. Com a saída da Subaru e Suzuki, só restaram duas montadoras envolvidas diretamente na competição com equipes oficiais: Citroen e Ford.

Outro fator relevante sobre a saída da Subaru é fato que a equipe japonesa corria no WRC utilizando a estrutura da Prodrive, de David Richards, que era uma das favoritas a adquirir a equipe Honda de Fórmula 1 e agora sofre um duro golpe. A empresa deve passar por uma reestruturação, já que também é responsável pela estrutura de equipes satélites e de outras categorias.

Minha dúvida é se David Richards pretende agora esperar a poeira baixar ou arriscar tudo com uma entrada na Fórmula 1.

Nenhum comentário: