18 de jun. de 2009

GP da Inglaterra – Números

O GP da Inglaterra, que na verdade é oficialmente GP da Grã Bretanha, acontece ininterruptamente desde a primeira temporada da Fórmula 1, quando, inclusive, sediou a abertura do campeonato. Por isso mesmo, já aconteceu 59 vezes dentro do Campeonato Mundial de Fórmula 1.

Até hoje, 3 pistas já foram sede da prova: Silverstone, 42 vezes, Brands Hatch, 12, e Antree, 5.

O circuito de Silverstone, que recebeu maioria absoluta das corridas, nasceu em um antigo aeroporto militar utilizado na segunda guerra mundial. Tinha um dos traçados mais velozes da Fórmula 1 até que passou por uma grande reforma em 91, ficando menos rápido, mas bastante técnico e sempre promovendo boas corridas.

Silverstone pode estar se despedindo do calendário a Fórmula 1. Sempre criticado por sua infra-estrutura, o tradicional autódromo deve perder o GP da Inglaterra para Donington Park, que sediou o GP da Europa da 1993 (sempre lembrado pela histórica primeira volta em que Ayrton Senna ultrapassou quatro carros), que já tem contrato com a FOM para receber o evento a partir de 2010. O problema é que até agora o circuito está tendo problemas burocráticos para conseguir realizar as obras de adequação, o que pode atrasar sua volta à categoria.

Um fato inusitado aconteceu no GP da Inglaterra de 1957, em Antree. Stirling Moss liderava a prova quando quebrou. O regulamento da época permitia a troca de carro entre companheiros de equipe. Moss pegou o Vanwall de Tony Brooks e venceu a corrida. Na estatística, o GP tem vitoriosos.

Jim Clark possui uma incrível seqüências de 4 vitórias entre os anos de 1962 e 65. O britânico ainda ganhou em 67, após Jack Brabham ter interrompido sua série. Chama a atenção também que Clark teve oportunidade de vencer nos três autódromos que sediaram o GP: em Antree (62) Silverstone (63, 65 e 67) e Brands Hatch (64).

Das 59 edições do GP da Inglaterra, em apenas 26, menos da metade, o vencedor da prova foi campeão no mesmo ano.

A estatística é pior ainda para os pole positions, já que estes ganharam apenas em 22 oportunidades. Mesmo quando se verifica apenas os últimos 19 GP’s, pós-reforma de Silverstone, o primeiro colocado do grid venceu apenas 7 corridas.

Números

Pilotos que mais venceram o GP da Inglaterra (Top 5):
1º Jim Clark e Alain Pros – 5
3º Nigel Mansell – 4
4º Niki Lauda e Jack Brabham – 3

Equipes que mais venceram (Top 5):
1º Ferrari e McLaren – 14
3º Williams – 10
4º Lotus – 8
5º Cooper, Renault e Tyrrel – 2

Motores que mais vencerem (Top 5):
1º Ferrari – 15
2º Ford – 14
3º Renault – 9
4º Clímax e Mercedes - 6

Nenhum comentário: