19 de jun. de 2009

GP da Inglaterra – Treinos Livres

As Red Bull’s simplesmente passearam em Silverstone hoje. A diferença para as demais foi muito grande. A pista inglesa tem curvas de alta velocidade onde a parte aerodinâmica do carro, ponto forte da RBR, conta muito. Assustou também como as Brawn’s não conseguiram um bom rendimento. Apesar de ficarem em terceiro e quarto na primeira sessão, já estavam mais de meio segundo atrás dos rivais dos energéticos. Não conseguiram melhorar no segundo treino e Barrichello ficou em sexto, oito décimos atrás de Vettel, e Button apenas em 14º, a 1s3. Normalmente o ritmo de corrida da Brawn é muito melhor do que nos treinos, mas a diferença em treinos livres nunca foi tão grande.

A surpresa do dia foi Adrian Sutil, que fechou a segunda sessão em terceiro com sua Force Índia. O alemão é bom piloto, falta carro para, pelo menos, ser melhor testado. Do jeito que está, mal é possível coloca-lo à prova.

Quem fez falta hoje foi Nico Rosberg, o rei das sextas-feiras não figurou entre os líderes pelo segundo GP seguido e terminou somente em nono. Hoje, aliás, ficou atrás de Nakajima, que fechou o dia em quarto.

McLaren colocou Hamilton em sétimo e Kovalainen em 12º. Vai andar no meio do bolo como sempre, nesta temporada.

A Renault segue o mesmo caminho, apesar da boa quinta posição de Alonso. Piquet ficou em décimo. Aposto que novamente apenas um dos dois entra no Q3 e os dois irão brigar para pontuar. E só.

A Ferrari foi muito mal. Mas muito mesmo. Massa em 17º e Raikkonen em 18º é um resultado terrível, mesmo para um treino livre. O alento é que o tempo do brasileiro na primeira sessão foi mais de meio segundo melhor que na segunda, ou seja, dá para melhorar alguma coisinha. Mas não deve incomodar.

Mas no final, nada disso importa, não é? Só se fala do “racha”. É uma pena que a Fórmula 1 se tornou mais importante fora do que dentro das pistas.

Confira os tempos da segunda sessão de treinos livres desta sexta-feira. Clique para ampliar.

Nenhum comentário: