18 de jun. de 2009

Quebrou

Agora não é mais um racha, mas uma rachadura. Nunca pareceu ser muito plausível, poucos imaginavam, muitos duvidavam, inclusive esse blogueiro, principalmente depois dos comunicados dos últimos dias que davam pistas que FOTA e FIA se aproximavam de um acordo. Mas no início da noite aqui no Brasil, já madrugada na Inglaterra, a Fota anunciou que as negociações fracassaram e que a entidade promoverá um campeonato paralelo.

O comunicado da Associação dos Times, intitulado “Fota Unida pelo Futuro” (clique aqui para ler), afirma que “A FIA e o detentor dos direitos comerciais fizeram uma campanha para dividir a Fota” e que as equipes “não têm outra alternativa que não iniciar a preparação para um novo Campeonato que reflita os valores de seus participantes e parceiros.” Só para ficar claro, “detentor dos direitos comerciais” é Bernie Ecclestone.

No fim, a FOTA ainda diz “A maioria dos pilotos, estrelas, marcas, patrocinadores, promotores e companhias historicamente associadas ao mais alto nível do automobilismo estarão todos do lado dessa nova categoria.” Segundo informações, realmente algumas televisões do mundo receberam uma consulta sobre o novo campeonato e deram sinal verde.

É um com certeza um racha histórico na Fórmula 1. Ainda acho que conversações para se voltar a trás podem ocorrer, mas ficou bem mais difícil. Talvez seja necessária, inclusive, a mudança da administração da FIA.

Agora os times devem começar a se mexer para conseguirem realizar o campeonato, se ele realmente vier a acontecer.

Uma coisa que gostaria de saber é o que vai acontecer com o campeonato de 2009. Vai todo mundo correr normalmente até o fim do ano como se nada estivesse acontecendo? Lógico que existem contratos a serem respeitados, mas que vai ser bem estranho, vai...

Também quero saber onde os dois lados vão conseguir juntar equipes para competir. No momento temos cinco equipes na Fórmula 1 (10 carros) e oito na FOTA (16). É pouco para os dois.

Os próximos dias serão de muita movimentação de bastidores, podem apostar...

Nenhum comentário: