10 de jul. de 2009

GP da Alemanha – Estatísticas

Não deu para subir ontem, então vai aqui com atrasado as estatísticas do GP da Alemanha. No resto do final de semana, a cobertura do blog será normal.

O GP da Alemanha participa com esse nome do calendário da Fórmula desde 1951 e deixou de ser realizado apenas em quatro oportunidades. É um dos mais tradicionais eventos do calendário e, se contarmos o GP’s da Europa, a Alemanha se torna o país que mais vezes recebeu a categoria.

Podemos dizer que em 2009, o GP da Alemanha volta para sua casa. O autódromo de Nurburgring sediou o começo da participação do evento no calendário da Fórmula 1, e depois foi cortado por falta de segurança. Muitos lembram do acidente de Niki Lauda, em 76, mas aquilo foi apenas a gota d’agua.

A pista voltou apenas com seu anel sul, que não tinha nada a ver com seu grande traçado de 28 km, em 1984, como GP da Europa, e, em 1985, foi a última vez que sediou o GP da Alemanha. Desde então, o GP nunca mais saiu de Hockenheim e Nurburgring voltou no final dos anos 90 com o GP da Europa.

Em 2006, devida a entrada de novos países no calendário, as duas pistas passaram a se revezar, mas devido um problema comercial, a corrida de Nurburgring, em 2007, não pode ser chamada de GP da Alemanha, o que fez com que o evento alemão não fosse disputado oficialmente, apesar de termos tido o GP da Europa dentro Alemanha. Depois de um acordo no ano passado, a pista volta a ser sede do GP da Alemanha em 2009.

Em 1959 foi a única vez que o GP da Alemanha, dentro do calendário da Fórmula 1, não foi disputado em Nurburgring ou em Hockenheim. A pista de Avus, que na verdade era em uma estrada, sediou o evento. A pista é única, já que são duas retas enormes, com duas curvas em 180º ao final de cada uma. Lógico que devido aos vários acidentes, a Fórmula 1 nunca mais voltou para lá.

O GP da Alemanha foi quando Emerson Fittipaldi marcou seus primeiros pontos na sua carreira na Fórmula 1, em 1970, quando chegou em quarto lugar, com sua Lotus, em Hockenheim.

Foi lá também que Rubens Barrichello conquistou sua primeira, e talvez a mais espetacular, vitória na Fórmula 1, em 2000, também em Hockenheim. O brasileiro também venceu em Nurburgring, no GP da Europa, em 2002.

Das 55 vezes que foi disputado, o vencedor do GP da Alemanha foi campeão da mesma temporada em 27 oportunidades.

O Pole position venceu 29 corridas.

Números (Estatísticas somente de corridas sob o nome de GP da Alemanha)

Pilotos que mais venceram (Top 5)

1º Michael Schumacher – 4
2º J. M. Fangio, J. Stewart, N. Piquet e A. Senna – 3

Equipes que mais venceram (top 5)

1º Ferrari – 18
2º Williams 9
3º Mclaren 7
4º Brabham 5
5º Lotus 4

Motores que mais venceram (Top 5)

1º Ferrari - 19
2º Ford – 11
3º Renault – 7
4º Honda – 5
5º Mercedes - 3

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