23 de ago. de 2011

Estocolmo: muita caminhada e despedida

Nosso navio chegou a Estocolmo no sábado, por voltas 6h30 da manhã. Por causa da chuva e da distância, resolvemos pegar um taxi até o hotel para deixarmos as malas, já que nossa diária começava apenas à tarde.

Depois de um papo com um dos recepcionistas, ele acabou liberando o quarto para entrarmos logo pela manhã. Foi ótimo, já que além da chuva, ainda estava tudo fechado na cidade. Eu e meu irmão capotamos na cama e minha mãe, acho que foi dar uma primeira olhada na cidade, não tenho certeza.

Acordamos eram umas dez e pouco, e ainda chovia. Mas já era hora de levantarmos para começarmos a explorar a cidade.

Estocolmo é totalmente diferente de Helsinque. Tem uma cara mais de metrópole, cidade grande. O que mais chama a atenção é o comércio. Em poucas cidades do mundo vi tanta loja e restaurante. Algumas ruas têm quilômetros só disso. Outra coisa foi a quantidade de turistas, que lotavam todos os espaços. Ao mesmo tempo, tem os seus prédios e ruas com todo o charme das cidades medievais da Europa.



O centro antigo fica em uma das menores ilhas, e é onde está localizado o Palácio Real. Assistimos a troca da guarda, muito parecida com a de Londres (igualmente chata). O destaque aí fica para a banda, que toca sem descer de seus cavalos (oh!).

Ainda no sábado conseguimos visitar a catedral da cidade, onde fica uma linda estátua de São Jorge, que andou por essas bandas antes de começar a prestar serviços na Marginal Tietê. Também passamos pelo divertido Museu da Música, bastante interativo, que nos permite tocar os vários instrumentos de diversas partes do mundo. Claro que o Abba está bem representado com uma parte da exposição para os seus sucessos. Também visitamos a prefeitura, onde fica a Sala Azul, em que o Prêmio Nobel é entregue.


À noite, eu e meu irmão tentamos aproveitar os “Embalos de Sábado à Noite” (sacaram? Abba, Suécia...), mas não sei se erramos o lugar ou se a noite de Estocolmo é mais calma do que imaginávamos, e acabamos voltando cedo.

Sei que muitos devem estar querendo saber das famosas mulheres suecas (conheço minha audiência). Sinceramente, acho que na Finlândia elas são mais bonitas. Fiquei um pouco decepcionado com isso, após tantas belas imagens dos jogos da Suécia na Copa do Mundo do ano passado.

No domingo, para nossa sorte, o sol apareceu, e com força. Foi ótimo para podermos fazer os passeios que queríamos, como no Skansen, um belíssimo parque, estilo Central Park (ou Ibirapuera, como quiser). Nele fica o Museu Vasa, onde é exibido um barco do século 17, que leva o mesmo nome, 95% original.


Ainda demos mais algumas voltas pela cidade, curtindo o bom tempo, até que chegou a hora de me despedir de meu irmão e mãe, que pegaram o navio de volta para Turku no final da tarde de domingo.

Eu continuei em Estocolmo por mais duas noites, para conhecer um pouco mais, e já me preparando para minha viagem à Bélgica, onde volto a trabalhar um pouco, na cobertura do GP de F1 em Spa-Francorchamps.

Legenda das fotos (clique nas imagens para ampliá-las):
- Estocolmo
- São Jorge
- Vasa

Nenhum comentário: