12 de ago. de 2011

Nova aventura (planejamento da viagem)

Uma coisa que sempre deu bastante audiência neste blog são as viagens. Bem, nesta sexta-feira parto para mais uma, então, se preparem para novas histórias.

Novamente a Fórmula 1 estará envolvida no roteiro. Antes, parto para a Finlândia, para visitar meu irmão. Faremos uma passagem por Estocolmo, na Suécia, quando nos separamos. De lá sigo para a Bélgica, onde irei cobrir o a corrida em Spa-Francorchamps.

Depois, serão 10 dias em que o roteiro ainda não está devidamente traçado. Já tenho algo na minha cabeça, mas as coisas podem mudar. A última semana da viagem será em Milão, onde irei trabalhar no GP da Itália, em Monza. (Não deixem de visitar o Tazio, site para o qul trabalho e estarei fazendo a cobertura.)

Desde meu primeiro mochilão, no começo de 2010, que vocês puderam acompanhar aqui pelo blog (e que até hoje rende muitos cliques), amigos e conhecidos passaram a me procurar para pedir dicas sobre a Europa e para organização da viagem.

A fase de planejamento é importante. Parece óbvio, mas definir para onde queremos ir pode ser mais complicado do que se imagina. As cidades, o tempo de estadia em cada local, tudo depende do nosso interesse. No caso desta viagem que inicio hoje, minha tarefa foi facilitada. Irmão, GP da Bélgica e GP da Itália. Entre eles, é preciso apenas ligar os pontos.

Na hora de definir o roteiro, os custos e a facilidade de locomoção também são pontos que influem. Por exemplo, entrar e sair da Europa pelo mesmo aeroporto normalmente sai mais barato. Por isso, na hora de resolvermos onde começaremos e terminaremos a viagem, olhar por qual cidade chegaremos e depois pegaremos o vôo de volta é importante.

Definido isso, vamos aos albergues ou hotéis. Outra tarefa nada fácil. Dependendo da cidade, as opções são muitas. Em outros casos, o problema é justamente o contrário. Existem muitos sites que podem ajudar nisso. Eu gosto de usar o Hostelworld para albergues e o Booking para hotéis, mas sempre é bom dar uma olhada no que tem de novo na rede. Fóruns como Mochileiros podem ajudar. Outro site que tem dicas interessantes é o TripAdvisor. Os bed and breakfasts também são uma boa alternativa e podem se encontrados facilmente em Fóruns e no Google.

Para escolher onde ficar, temos que pensar no que queremos naquele lugar. Ficar perto do aeroporto, no metro, na estação de trêm, das baladas, do centro cultural ou um pouco de tudo... Junto com uma pesquisa sobre a cidade (para sabermos onde ficam os nossos interesses), o Google Maps é uma excelente ajuda.

Com a localização escolhida, já podemos fazer um belo corte. Aí vamos para preços. Eu sempre dou muita atenção para as notas e os reviews destes sites de hotéis. Normalmente tem boas dicas ali. Depois da estadia, eu faço questão de deixar minha opinião também, para ajudar um próximo viajante. Lógico que ao verificarmos preços e viabilidade, muitas vezes não ficamos exatamente onde queremos, mas o ideal é sempre ir abrindo aos poucos o raio.

Sempre me perguntam também sobre se é melhor viajar com tudo reservado ou deixar para procurar na hora. Isso depende muito do gosto do viajante. A época deve ser levada em conta. Períodos de férias, especialmente no verão europeu (julho e agosto), eu sugiro deixar o máximo de albergues ou hotéis já garantidos. Nos outros períodos, eu tento sempre deixar pelo menos uma semana de antecedência já reservada. Mas isso é uma escolha própria. Conheci muita gente que chega nos lugares sem ter nada. Na minha opinião, isso é contar um pouco demais com a sorte. O problema não é só não achar um lugar para ficar, mas acabar em um lugar não tão bom ou caro demais.

Bem, nos próximos dias vou contando aqui os meus passos. Primeira parada: Helsinque.

Nenhum comentário: