12 de mar. de 2009

Fim dos testes em Barcelona

Terminaram agora a pouco os trabalhos do último dia de testes em Barcelona. Com uma volta voadora, Rubens Barrichello fechou a sessão com o melhor tempo da semana, 1min18s926, 0s8 na frente de Nico Rosberg.

Muitas coisas estão sendo faladas e questionadas sobre o desempenho da Brawn. As voltas voadoras de Button ontem e Barrichello hoje realmente foram conquistadas com pouca gasolina, isso nem os pilotos esconderam. Mas o rendimento geral da equipe foi muito bom, sempre entre os melhores, mesmo com tanque cheio. A idéia de que o carro esteja fora de regulamento foi rechaçada por todos.

Além de um bólido aparentemente bem nascido, um dos segredos do novo time é o motor Mercedes, que vem sendo muito elogiado pela dupla de pilotos e por Ross Brawn. O mau rendimento do propulsor da Honda, especialmente em relação ao seu torque, sempre foi apontado como um dos pontos fracos da antiga equipe. Como o carro não tinha força em baixa rotação, os pilotos eram obrigados a aumentar a carga aerodinâmica de asas para conseguir um melhor resultado em curva, mas isso resultava em uma perda considerável em reta. Ou seja, o carro não tinha bom rendimento nem em curva nem em reta, um problema sério que com o novo motor alemão parece que foi resolvido.

De todas as outras equipes, a Ferrari foi a eque sempre mostrou mais constância e velocidade. Ao fim dos testes de inverno, os italianos chegarão à abertura do mundial, próximo dia 29, em Melbourne, como favoritos. Toyota e BMW são as equipes que demonstraram estar mais próximas. Ai devemos ter um grupo formado por Brawn, Williams Red Bull e Renualt (esta com ressalvas) e outro mais abaixo com Toro Rosso e Force India.

A grande incógnita fica sendo a Mclaren. Se julgarmos os resultados dos testes a equipe de acompanhar o grupo de Force Índia e Toro Rosso, algo que seria ridícula para o time do atual campeão do mundo.

Na semana que, entre 15 e 18, McLaren, Williams, Brawn e Renault retornam aos últimos testes, em Jerez de la Frontera, na Espanha. O restante das equipes só retorna às pistas nos treinos livres do GP da Austrália. Algumas coisas podem mudar sim. Engenheiros devem se debruçar sobre os resultados das últimas baterias para uma última tentativa de aperfeiçoamento do rendimento de seus carros. Ou seja, ainda podemos ter mudanças até a Austrália, além de “armas secretas” testadas em simulador que deverão aparecer somente na Austrália.

Confira os tempos de hoje:

1°. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), 1min18s926 (103 voltas)
2°. Nico Rosberg (ALE/Williams), a 0s848 (117)
3°. Timo Glock (ALE/Toyota), a 1s165 (118)
4°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 1s650 (75)
5°. Fernando Alonso (ESP/Renault), a 1s738 (56)
6°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1s751 (84)
7°. Robert Kubica (POL/BMW Sauber), a 1s814 (128)

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