30 de mar. de 2009

GP da Austrália – corrida

Bem atrasado vamos falar do ótimo GP da Austrália de Fórmula 1. Corrida bem emocionante com muitas brigas. Acho que o regulamento novo, pelo menos nesta primeira prova, funcionou. É lógico que temos que lembrar que Melbourne é um circuito de rua bem diferente do restante da temporada, mas a corrida foi boa.

- A Brawn acabou de escrever um dos capítulos mais bonitos da história da Fórmula 1. Não sei se vão disputar o título, nem se vão conseguir manter esse ritmo já na próxima prova. Mas a superação deste time (pilotos, engenheiros, mecânicos, faxineiros, cozinheiros... ) foi impressionante. Por muito tempo não se sabia nem se eles estariam no grid do GP da Austrália. Depois se imaginou que frequentariam as últimas posições. E no final eles estrearam com uma dobradinha sensacional. O mundo do automobilismo tem que reverenciar essas pessoas que trabalharam neste projeto.

- Jenson Button fez uma ótima corrida. Foi seguro na largada e abriu boa vantagem para poder controlar a prova. O carro da Brawn é muito bom, mas deu para ver que em condições de corrida, algumas equipes como Red Bull e BMW podem surpreender. A vitória de Jenson só não foi mais tranqüila por causa dos dois safety cars que diminuíram sua vantagem.

- Já Barrichello teve uma corrida bem conturbada. Largou mal e caiu para sétimo. Ainda levou um toque traseiro de Kovalainen que o arremessou sobre Webber na primeira curva comprometendo seu difusor traseiro (!!) e o aerofólio dianteiro. Não conseguiu imprimir um ritmo rápido, mas foi constante e com uma boa estratégia e dose gigantesca de sorte chegou em segundo. Foi importante, já que em uma virtual disputa de título com Button, não ficou tão atrás assim.

- Vettel e Kubica faziam ótima corrida. Os dois mostraram que podem vencer corridas esse ano. Especialmente o alemão. Mas jogaram tudo fora a três voltas do final quando disputavam a segunda posição e acabaram batendo e ficando com nada. Os comissários puniram Vettel com 10 posições no grid do GP da Malásia. Achei ridículo. Foi acidente de corrida. Os dois dividiram a curva e bateram. Essas decisões de punição em acidentes são muito complicadas, acho que só deviam acontecer em caso deliberado. Como punir Vettel e não punir Barrichello, por exemplo, quando tirou Raikkonen da curva para ultrapassá-lo? Ridículo.

- Trulli e Hamilton foram ótimos. Um largou dos boxes e o outro em 18º. Chegaram em terceiro e quarto. O italiano da Toyota foi punido depois por ter feito uma ultrapassagem em bandeira amarela e caiu para 12º. Mas sua corrida foi sensacional. O carro da equipe japonesa é bom e pode brigar por vitórias sim. Já Hamilton não tem um bom carro. Aliás, muito pelo contrário, o bólido da Mclaren é péssimo. Mas ele mostrou porque é campeão do mundo e fez grande corrida. Sem chamar muito a atenção foi galgando posições e acabou ficando com a terceira posição. Ótimo.

- E a Ferrari hein? Rendimento da equipe foi muito ruim comparado com o esperado e demonstrado na pré-temporada. Acredito que o circuito de Melbourne, de características muito particulares, também não ajudou muito. Devem andar melhor na Malásia, no próximo final de semana. Mas é bom a turma de Maranello ficar atenta.

Nenhum comentário: