17 de mar. de 2009

Sistema quase olímpico na F1

A FIA anunciou agora a pouco que o campeão da temporada 2009 da Fórmula 1 será decido pelo número de vitórias e não mais de pontos como acontece desde a fundação da categoria.

Segundo as agências de notícias, a pontuação do campeonato continuará valendo, com o primeiro ganhando 10 pontos, o segundo 8 e por ai vai. Mas o primeiro critério para decisão do título vai ser o número de vitóriaS e somente em caso de empate que valerá o número de pontos. O mundial de construtores não sofrerá alterações.

A nova regra é muito parecida com a sugestão de medalhas de Bernie Ecclestone. A proposta da FOTA (Associação dos Times da Fórmula Um) de pontução de 12, 8, 7, 5, 4... foi rechaçada.

É uma das ideias mais estúpidas da história da Fórmula 1. Vai diminuir a competividade, já que pilotos regulares que não tem tanta chance de vitória não terão a mínima condição de título. Kubica, por exemplo, que chegou até a penúltima etapa do ano passado com chance, estaria fora já na metade.

Nestas condições é possível dizer que as chances de título mundial para 2009 aumentam muito para Kimi Raikkonen e Felipe Massa, salvo alguma surpresa muito grande ou um crescimento da Mclaren.

Nenhum comentário: