16 de fev. de 2011

Pane hidráulica

Ainda em Valência, em sua primeira coletiva na pré-temporada, Nico Rosberg foi questionado sobre um problema que sua Mercedes tinha sofrido durante a sessão, que a deixou parada na pista.

“Foi um problema na caixa de câmbio”, disse e logo começou a especificar a falha até que foi interrompido pelo assessor de imprensa da equipe. “Foi um problema hidráulico”.

Nico olhou para ele. “Problema hidráulico?” Sim, confirmou o assessor.

O piloto voltou a olhar para os jornalistas. “Bem, foi um problema hidráulico.”

Pode ser que realmente tenha sido um problema hidráulico e Nico ainda não tinha sido informado que o time descobriu a verdadeira causa da pane no seu carro. Mas, de qualquer forma, foi um momento curioso desta cobertura.

Tentar trazer informações privilegiadas, mesmo estando nos autódromos, é bem mais complicado do que imaginei quando estava planejando esta viagem. As equipes são bem fechadas e dificilmente os pilotos falam fora das coletivas.

O problema da credencial é gigante. A FIA não aceita veículos de internet durante a temporada. Apesar de isso ser driblado durante os testes, claramente existe uma diferença de tratamento entre aqueles que estão em todas as provas [que possuem uma credencial vermelha] para os demais.



Alguns jornalistas, mal saem de suas mesas para conseguir informações. Existe uma relação um pouco dúbia com determinados times.

Enquanto isso, aqueles não tão conhecidos no paddock, tentam marcar entrevistas e construir pautas com grande dificuldade. A olhada no peito para ver a credencial é praxe e normalmente vem acompanhada da pergunta: “Você não cobre toda a temporada, sim?”.

Alguns jornalistas também mostram certo preconceito e claramente se sentem incomodados quando um novato faz uma pergunta em coletiva. Não vou nem entrar no assunto ufanismo, caso contrário este post não teria fim.

É um mundo fechado, com muitos segredos, porém, muita frescura também. Alguns exageros sem nenhum motivo. É bom deixar claro que isso não é um problema de todas as equipes. Além disso, alguns pilotos ajudam também. Caso de Rubens Barrichello, que quebrou vários galhos para a imprensa brasileira. A assessoria da Ferrari, dentro de um certo limite, também é compreensiva.

Mas tudo bem, jornalista serve justamente para tentar quebrar estas barreiras. Segue a cobertura com mais quatro dias em Barcelona.

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