23 de ago. de 2011

Turku - Deu praia!

Foram cinco dias em Turku, para conhecer onde meu irmão vive há um ano.

A cidade é bem diferente do que eu esperava. Ela não é tão provinciana, parece ser bastante jovem (são três universidades em um lugar que tem 200 mil habitantes), tem um centrinho agitado com comercio e restaurantes, e está vivendo um ano especial por ser a capital europeia da cultura, com diversos eventos.


Na maioria dos dias em que ficamos por lá, o tempo foi bom, com sol e calor, e deu para andar bastante, conhecer o Museu de Arte, o Museu Logomo (que está apresentando uma exposição muito legal sobre o Fogo), o Castelo (em que pudemos conhecer um pouco mais sobre a história da cidade) e fomos até a uma das praias do gigantesco arquipélago que cerca a região oeste da Finlândia, virada para o mar Báltico.

Os parques, tanto em Helsinque quanto em Turku, são bem legais também. A grama é bem cuidada, e, ao contrário do que acontece em muitos lugares, não existe a placa para não pisar no jardim, pelo contrário, é um convite para sentar-se, beber algo, conversar, comer, tomar um sol. Algo totalmente compreensível em um lugar em que boa parte do ano fica embaixo da neve.


Em uma das noites, saímos para algumas baladas com alguns amigos do meu irmão. Foi na quinta-feira, e claramente não foi o melhor dia para conhecer o rola na cidade. De qualquer forma, foi divertido.

O saldo final foi positivo. Um lugar bem legal para visitar e com muitas atrações. Por isso, se for pela Escandinávia, recomendo. Além disso, é fácil chegar de Helsinque (duas horas de trem) e pode ser uma boa ligação antes de ir para Estocolmo, de navio, história que vou contar no próximo post.



Legenda das fotos (clique nas imagens para ampliá-las)
- Rua de Turku
- Museu das Artes
- Patos pegam praia

Um comentário:

Anônimo disse...

Não conheceu direito o rola da cidade?! kkk Zuêra! Legal o post!!! Curte ae, rapá! Ass.: Filipe