28 de set. de 2008

No oriente...

Neste final de semana, os olhos daqueles que gostam de velocidade se voltaram para o oriente. Decisão da MotoGP no Japão e a Fórmula 1 em Cingapura. E olha que as próximas duas provas do Campeonato Mundial de Fórmula 1 também acontecem por lá, daqui 15 dias em Fuji, Japão, e depois Xangai, na China, antes do encerramento no Brasil.


O automobilismo (incluo ai o motociclismo) é um esporte comercial em sua essência, já que necessita da participação de diversas empresas (montadoras, fabricantes de pneus, petroquímicas e por ai vai). Nada mais normal do que o show ir atrás de quem traz mais lucro para essas empresas.


Por isso mesmo o Oriente Médio e o extremo oriente asiático devem ser, cada vez mais, o futuro porto dos esportes a motor. Este ano, na reta final da Fórmula 1 são três provas. Isso sem contar a Malásia no início de temporada. E depois da entrada de Bahrein, já está confirmada para o próximo ano mais uma etapa no Oriente Médio em Abu Dhabi. Índia é praticamente certa para 2010. A MotoGP segue o mesmo caminho e também têm provas na China, Japão, Malásia e Oriente Médio (Qatar, que inclusive, também é a noite).

Nenhum comentário: