Alonso reclamou do desenvolvimento da Ferrari durante a temporada. E tocou no ponto fundamental para o fato do time italiano estar tão atrás das correntes.
"O F10 não mudou desde o GP da China [quarta etapa]. Com exceção do F-duto, que não nos deu os resultados que esperávamos e que tem monopolizado os esforços dos engenheiros de aerodinâmica, não tivemos nada novo", disse o espanhol à revista francesa "Auto Hebdo".
É bom lembrar que o time de Maranello fez a dobradinha na primeira prova do ano, no Bahrein. É verdade que contou com um problema no carro de Vettel, mas tanto Alonso quanto Massa sempre acompanharam de perto o alemão da Red Bull e em nenhum momento sofreram pressão das McLarens ou Mercedes.
Sete etapas após o começo da temporada, a Ferrari não consegue nem sonhar em brigar com Red Bull e McLaren, mal consegue andar na frentre das Mercedes e já se vê incomodada por uma Renault, cada vez mais próxima, especialmente com Kubica.
Claramente existe uma falta de planejamento no desenvolvimento do carro da Ferrari. E aí fica até fácil levantar o nome de Stefano Domenicali, chefe do time desde 2008, como um dos principais responsáveis.
Assim como é fácil recordar das muitas barberagens do time fora das pistas (Massa que o diga) nos últimos anos desde que Domenicali assumiu a equipe. É uma diferença enorme de organização em relação à época de Jean Todt, com todos os seus defeitos e atitudes eticamente questionáveis.
Agora é ver a capacidade de reação do time, principalmente a partir de Valência, quando a equipe deve levar um carro totalmente revisado. Se não der certo, a Ferrari já começa a se planejar para 2011. E talvez deveria começar também a se preocupar em quem irá fazer este planejamento.
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