5 de dez. de 2008

Confirmado: Honda está fora da Fórmula 1


Confirmando os rumores dos últimos dois dias, a Honda anunciou na madrugada de hoje (tarde no Japão) sua retirada da Fórmula 1. A empresa deve vender a estrutura da equipe e alguns nomes já são sondados pela imprensa internacional. Um deles é o do fundo de investimentos Magma Group, liderado pelo empresário do ramo automotivo Martin Leach que, no começo do ano, chegou a negociar a compra da Super Aguri. Na época, as negociações falharam e a equipe japonesa, considerada um time B da Honda, faliu.
Leach teria, novamente, apoio do Dubai Internacional Capital, que apesar da crise mundial, tem dinheiro para investir.

Mas, até o momento, o único fato é que depois de investir muito dinheiro e não ter nenhum resultado, uma das montadoras mais tradicionais da Fórmula 1 abandona a categoria. Não é a primeira vez, pois a Honda já teve outras passagens tanto como construtora quanto como fornecedora de motores, e não será a última. No mundo dos negócios é assim mesmo, se daqui dois ou três anos a economia mundial melhorar e os Civics voltarem a vender bem, a empresa volta.

Outro fator que deve se prestar a atenção é que a Honda provavelmente não será a última a sair da categoria na atual leva. Como já disse no último post, com sua principal concorrente fora, a Toyota também deve começar a repensar seus gastos na Fórmula 1. A Renault, que igualmente passa por um momento dificílimo e negocia com o governo francês alguma ajuda para não começar a fechar fábricas, já deve estar reavaliando sua participação.

A Fórmula 1 pode passar por duas ou três temporadas difíceis, mas com a saída de algumas montadoras os custos tendem a baixar naturalmente, já que equipes independentes podem voltar a surgir. A vida continua e as grandes fabricantes vão e vêm conforme vendem mais ou menos carros no mercado comum.

Mas só para não deixar passar em branco: nesses três anos de participação, a administração da equipe de Fórmula 1 da Honda foi terrível.

Números Honda (2006-2008)

2006
Honda (4º) – 86 pontos
Button (6º) – 56 pontos – 3 pódios – 1 pole position (GP da Austrália) - 1 vitória (GP da Hungria)
Barrichello (7º) – 30 pontos

2007
Honda (8º) – 6 pontos
Button (14º) – 6 pontos
Barrichello – 0 pontos

2008
Honda (9º) – 14 pontos
Button (18º) – 3 pontos
Barrichello (14º) – 11 pontos – 1 pódio (GP da Inglaterra – 3º lugar)

Números finais da equipe
Honda – 106 pontos – 4 pódios – 1 pole position – 1 vitória

Obs: Essa foi a segunda investida da Honda como equipe própria na Fórmula 1. Na primeira passagem, entre 1964 e 1968, o time japonês participou de 35 corridas, conquistou duas vitórias e cinco pódios no total.

Nenhum comentário: