A Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (FAUESC) divulgou durante o Desafio das Estrelas de Kart, no último fim de semana, que já está em construção um autódromo em Canelinha, cidade de 10 mil habitantes e que fica a 65 km de Florianópolis e a 45 km de Balneário Camburiú. Até uma maquete da pista foi posta m exposição.
O terreno para a construção tem três milhões de metros quadrados e a pista teria dois traçados: um com 2,7 km outro com 1 km a mais, que passaria em uma área de mata virgem com o objetivo de imitar o visual do antigo circuito de Hockenheim e de Spa. A idéia é que no local funcione um complexo de automobilismo com kartódromo, pista off-road e um hotel cinco estrelas. O padrão da pista seria para sediar qualquer categoria nacional e internacional, com exceção da Fórmula 1.
O presidente da FAUESC, Jairo Albuquerque, disse que o objetivo é que o novo autódromo seja inaugurado até o final de 2010, mas já apontou alguns atrasos por causa das fortes chuvas que caíram na região e que foram notícia em todo Brasil nas últimas semanas.
Eu sempre sou cético com relação à notícias de novos autódromos no Brasil. Já vi e ouvi várias histórias de projetos que nunca se concretizaram. De novo mesmo só me lembro de Campo Grande e Santa Cruz do Sul. O Velopark, no Rio Grande do Sul, parece que vai finalmente ganhar uma pista para os próximos dois anos.
Infelizmente muitos dos nossos autódromos mais tradicionais, como o do Rio de Janeiro (sede do GP Brasil de Fórmula 1 entre 1978 e 1989 e que foi destruído pela organização dos Jogos Pan Americanos de 2007), Goiânia (que já sediou o mundial de moto velocidade), Brasília (que já recebeu uma corrida extra campeonato da Fórmula 1 em 1974), entre outros, estão totalmente degradados. Apesar de não receberem a Fórmula 1, eles poderiam sediar várias outras categorias internacionais bem interessantes, além de termos praças mais modernas para nossas categorias nacionais.
Vamos torcer para que dê certo o projeto do autódromo de Santa Catarina e que alguém resolva salvar as outras praças.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário