O GP da Turquia deste ano vai ficar marcado pelas disputas internas entre Mark Webber e Sebastian Vettel na Red Bull e Lewis Hamilton e Jenson Button na McLaren.
No primeiro caso, a disputa teve consequências maiores: a perda de uma vitória certa de um dos dois pilotos da equipe. Está bem claro que o alemão errou na avaliação durante a ultrapassagem ao trazer o carro para direita quando Webber ainda ocupava aquele espaço. Ele é o culpado.
Algumas voltas depois, a disputa entre os pilotos da McLaren foi bonita, bastante técnica e dentro de certo respeito de espaço. Ficou mais estranho a reação de Hamilton após a prova, claramente descontente com o ataque de seu parceiro. "Tive uma disputa inesperada", cutucou da coletiva de imprensa.
Brigas internas não são novidade, mas com o passar dos anos foram mais controladas pelas equipes. Talvez, as mais famosas foram protagonizadas entre Senna e Prost, também no time de Woking, em 1988 e principalmente em 1989, na decisão do título no Japão que teve como ponto alto uma batida na chicane antes da reta.
Podemos lembrar outras, como a de Piquet e Mansell, na Williams, em 1986 e 87, Lauda e Prost, na McLaren, em 1984, Pironi e Villeneuve, na Ferrari, em 1982, e por ai vai. (Quem quiser lembrar outras, fique à vontade para comentar).
O fato é que, mesmo tendo o melhor carro na atual temporada, a Red Bull não consegue traduzir isso em vantagem na tabela de classificação. O time fez todas as pole positions da temporada, o que prova que tem o bólido mais rápido. Porém, venceu apenas três da sete etapas. Tem o líder do campeonato de pilotos, Webber, mas somente três pontos à frente do segundo colocado, Button. E não lidera o Mundial de construtores, um ponto atrás da McLaren.
E para piorar a situação da equipe austríaca, o time inglês mostrou na prova turca que em ritmo de corrida já acompanha de perto. Hamilton e Button se mantiveram colados nos carros da Red Bull o tempo inteiro. Se melhorarem também na classificação nas próximas corridas, a coisa pode ficar feia.
Já passamos do primeiro terço do campeonato e o restante promete uma briga bem interessante. Agora é ver quem consegue acalmar os ânimos nas horas de decisão.
Foto 1: Webber e Vettel em Istambul 2010
Foto 2: Senna e Prost em Suzuka 1989
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário