30 de mai. de 2010

GP da Turquia – Muitas brigas e lambança

O GP da Turquia mostrou que a Fórmula 1 não precisa de chuva para ser emocionante. Apenas um bom circuito.

A disputa entre os quatro pilotos de Red Bull e McLaren foi ótima. Não só pelas brigas, mas também pela exibição técnica. Mesmo durante uma boa parte da prova em que parecia que os quatro apenas seguiam em procissão, era visível o quanto todos estavam se esforçando e andando no máximo possível.

Depois, é claro, a batalha atrapalhada entre Mark Webber e Sebastian Vettel e a linda disputa entre Lewis Hamilton e Jenson Button foram os destaques da prova.

A principal polêmica ficou no toque entre os dois pilotos da Red Bull. Acho que não é preciso repetir aqui o que todos os narradores e comentaristas já disseram: se tem um culpado pelo acidente, este foi Vettel. A câmera on bord de Webber mostra que ele não saiu de sua linha enquanto o alemão trouxe seu carro para direita, muito provavelmente esperando que o australiano fizesse o mesmo, causando o contato. É verdade também que Webber não aliviou nem um pouco, mesmo já estando meio carro atrás em uma briga entre companheiros de equipe. Mas aí já é outra história. Ele não precisa fazer isso. E não fez para não dar a moral para seu parceiro de assumir a liderança do campeonato com uma ultrapassagem sobre o principal concorrente.

No caso da briga da McLaren, tudo muito limpo e técnico. Mas tenho certeza que o chefe do time, Martin Whitmarsh, sentiu um friozinho na espinha ao ver seus pilotos entrando na curva lado a lado.

No final das contas, a dobradinha da McLaren foi interessantíssima para o campeonato. Hamilton, vencedor, entra pela primeira vez na disputa do título, a nove pontos do líder Webber. Button, segundo, continua mais vivo do que nunca, apenas cinco pontos atrás.

Na Red Bull, Webber, terceiro, conseguiu salvar o que poderia ter sido um desastre maior, e se mantém na liderança. Vettel continua sem conseguir embalar no campeonato, e cai para quinto, 15 pontos atrás.

Do restante do pelotão, alguns destaques:

Schumacher, aos poucos, vai voltando a ter boas apresentações. A quarta colocação de hoje foi consequência de uma bela largada e um ritmo de corrida consistente. Chega pela segunda vez na frente de Rosberg.

Este, por sinal, depois de um início de temporada consistente, vai ficando para trás e já não consegue ter desempenhos tão bons. Não me admiraria se Nico chegar ao final do campeonato atrás do companheiro.

Kubica, mais uma vez, fez o que deu. Se tivesse um bom carro estaria tranquilamente na disputa do título. O carro da Renault mostra melhoras, com Petrov andando entre os dez primeiros também.

Massa andou dentro das limitações da Ferrari. Mas também não faz uma boa temporada. Apesar de já ter liderado, não deve brigar pelo título.

Alonso pagou pelo erro na classificação. Mas mostra que está tentando. Apesar de ter sido destaque na imprensa internacional na última semana, que resolveu lembrar todos os seus erros na temporada, está na disputa pelo título. Está em quarto no campeonato a 14 pontos de Webber. Porém, precisa torcer para a Ferrari melhorar seu desempenho. E rápido.

Sutil, mais uma vez dentro da zona de pontos com a Force India. Faz uma ótima temporada.

Kobayashi marcou o primeiro ponto da Sauber no campeonato. A equipe tem bom desempenho nas pistas de alta, mas sofre com curvas de baixa velocidade.

Barrichello sofreu com o péssimo desempenho da Williams, que anda cada vez mais para trás. O motor Cosworth é fraco. Vai ser uma longa temporada para o brasileiro depois do conto de Cinderela que ele viveu em 2009.

Di Grassi, mais uma vez sofreu com os problemas de sua Virgin. Impossível fazer uma avaliação de seu desempenho, mesmo contra o seu companheiro de equipe, quando o carro não funciona.

Senna fazia a sua melhor corrida na temporada até abandonar. Chegou a andar na frente das Virgins e já mostra uma evolução em sua pilotagem. Porém, assim como Di Grassi, o carro é fraco. Impossível de fazer uma avaliação decente.

A próxima corrida da temporada é o GP do Canadá, no ótimo circuito de Montreal, que sempre promove boas corridas, no dia 13 de julho, já durante a Copa do Mundo.

E não se esqueçam de acompanhar a ótima cobertura do Tazio.

Foto: FOM TV

Nenhum comentário: