10 de mai. de 2010

GP da Espanha – corrida

Vi muita gente dizendo que a corrida em Barcelona no último domingo foi monótona e chata. Com certeza não foi a mais agitada dos últimos tempos, mas achei a prova bem interessante.

Não houve briga pela liderança, Mark Webber dominou. A Red Bull mostrou que em circuitos com as características de Barcelona, onde a aerodinâmica é importante, deve dominar.

Porém, a equipe continuou mostrando problemas de confiabilidade. Vettel teve problemas de freio e deu sorte de chegar ao pódio. O alemão está apenas 10 pontos atrás do líder Jenson Button, o que em um campeonato que o vencedor recebe 25 pontos, é nada. Se fizermos a proporção em relação ao antigo regulamento, Vettel estaria apenas 4 pontos atrás do inglês. Falta só a Red Bull parar de errar com ele.

Alonso fez uma boa corrida também. Conseguiu se meter entre as duas McLaren no grid, em quarto. Manteve um bom ritmo até o fim, salvando pneus para usá-los na hora certa, e foi recompensado com os problemas de Vettel e Hamilton no final. Agora é vice-líder do Mundial, apenas três pontos atrás de Button.

Hamilton mais uma vez fez belíssima corrida. Classificou em terceiro. Dividiu a curva com Vettel e um retardatário na saída dos boxes e não dei chances ao alemão. Seria o segundo colocado se seu pneu não explodisse. Ainda não se chegou a nenhuma conclusão sobre o ocorrido. Li em algum lugar que a McLaren estaria falando em uma falha da suspensão. Não nos esqueçamos que o pneu que estourou foi o dianteiro esquerdo, o mais exigido na pista espanhola, e que o estilo de piloto de Hamilton não é dos que mais conserva os compostos.

Um dos destaques do fim de semana foi Schumacher. O heptacampeão voltou a ter uma boa atuação e terminou em quarto. No final, disse que queria mais. A nova configuração do carro da Mercedes, com a distância entre-eixos mais longa e as atualizações aerodinâmicas se encaixaram melhor ao estilo dele. A manobra de Schumacher para ultrapassar Button é digno de nota. O inglês vacilou na frente de um piloto que aproveita todas as chances. É uma pena para Rosberg, que fazia uma temporada bastante consistente até agora, ocupava a vice-liderança do campeonato, e que coincidentemente, com a chegada deste novo pacote técnico, teve um final de semana terrível em Barcelona e mal chegou aos pontos.

Na quinta posição, sem mostrar muito brilho nenhum, Button mostrou que em corridas “normais”, não consegue acompanhar Hamilton. Reclamou sem razão da manobra de Schumacher e viu sua diferença no campeonato diminuir sensivelmente para os principais rivais. Algo me diz que essa liderança não deve durar muito tempo.

Com desempenho abaixo do esperado, Felipe Massa fez uma corrida bastante apagada. Ganhou posições na largada, mas foi só. O brasileiro não está se adaptando ao carro da Ferrari e reclama da falta de grip. Não é fácil criticar, automobilismo é um esporte complexo mesmo e realmente pode estar acontecendo algo que não está favorecendo Massa. De qualquer maneira, ele tem que se preocupar em achar e resolver o mais rápido possível antes que seja tarde.

Sutil mostrou que a Force India não pode mais ser tratada com uma surpresa. A equipe é uma realidade na briga pela ponta do pelotão intermediário. Além disso, o piloto alemão é bom. Só tem que evitar problemas com toques, em que vira e mexe gosta de meter.

Kubica teve mais dificuldades nesta corrida do que nas últimas. Tocou em Rosberg na curva um e depois em Kobayashi na três logo na primeira volta. Danificou o aerofólio dianteiro e teve que levar o carro assim até o final. Não estava no melhor dos seus finais de semana. Mas em Mônaco, é bom ficar de olho no polonês. Esse carro da Renault, com entre-eixos mais curto, deve se adaptar bem às ruas do Principado. Talento Kubica tem de sobra.

Para terminar as notas da corrida, Rubens Barrichello. Um treino horrível e uma ótima corrida. Largou em 16º e terminou em nono. Fez uma boa largada, quando conseguiu se livrar dos vários toques que aconteceram, e foi agressivo. Mas a Williams ainda está muito atrás do que se imaginava na pré-temporada. Achava-se que a equipe seria a líder do pelotão intermediário, incomodando até a rabeira dos times de frente. E após cinco etapas, mal consegue acompanhar Renault e Force India.

O intervalo nesta semana é curto. Quinta-feira já tem carro na pista no primeiro treino livre de Mônaco. A pista tem características bem diferentes dos outros autódromos e o campeonato, por enquanto, segue aberto. A expectativa é ver se a Red Bull dispara ou não.

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