O regulamento 2009, que mudou radicalmente o desenho dos carros de Fórmula 1, com certeza causará algumas polêmicas já nesta temporada. Com certeza as equipes estão estudando brechas para conseguir ganhar mais downforce sem desrespeitar descaradamente os “novos dogmas aerodinâmicos” da categoria (de onde eu tirei essa?!).
Mas a primeira polêmica do ano já surgiu e é sobre o novo carro da Ferrari. Além do retrovisor que parece mais uma pequena asa, a imprensa internacional apontou hoje que o escapamento do F60 estaria fora do regulamento, pois diferente de todos os outros carros, é externo à carenagem traseira e por isso teria alguma função aerodinâmica. É importante lembrar que é proibido este ano qualquer apêndice que tenha a mesma função de uma asa no corpo do carro.
Realmente se olharmos as fotos, o escapamento da Ferrari é o único que fica à mostra. Se é contra o regulamento? Não sei. Essa teremos que esperar averiguação dos comissários. A informação é que os outros times já estão de olho.
Veja aqui uma comparação bem legal que o site Tazio fez da saída de escape do F60 com o novo bólido da Renault.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário