23 de jan. de 2009
Sampa 455
Neste domingo, 25 de janeiro de 2009, a cidade de São Paulo completa 455 anos. A capital paulista é um dos maiores e mais polêmicos centros urbanos do mundo. Tem muito mais problemas que qualidades: é feia, poluída, o trânsito piora a cada dia e a criminalidade se tornou um fator crônico.
Mesmo com tudo isso, eu me orgulho de ser paulistano. Acredito que nós fazemos a cidade em que moramos. Se ela está depredada é por nossa conta. Então cada um tem que fazer a sua parte. Não jogar lixo na rua, utilizar o transporte público para evitar colocar mais um carro na rua (quando possível), pessoas que moram perto podem combinar de ir juntas para o trabalho, participar da vida cultural da cidade para estimular novos eventos, se organizar, pressionar e participar das decisões dos órgãos públicos da cidade, obedecer as leis da cidade (trânsito, zoneamento, comportamento e etc), não estimular corrupção através de propinas seja para quem for, e por aí vai.
É lógico que é impossível passarmos as 24 horas do nosso dia, durante uma vida inteira, fazendo tudo o que a cartilha do bom samaritano manda. Às vezes bate aquela raiva quando vemos que o vereador, o prefeito ou presidente nos prejudicaram de alguma forma. Mas a cidade é nossa. Os cidadãos que têm a obrigação de fazer o possível para melhorá-la. Não adianta ficar simplesmente falando mal, reclamando da vida e dizendo que gostaria de morar em uma ilha paradisíaca.
Eu gosto de São Paulo. Adoro as suas ruas, as oportunidades de emprego que me propicia, a efervescência cultural, a sua noite, as praças, pontos históricos, a proximidade, ao mesmo tempo, da praia e do campo, e por ai vai. Tem muitos problemas? Sim, tem. Mas nós temos que lutar para melhorá-los. Então mãos à obra!!
Parabéns São Paulo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário