12 de out. de 2009
A despedida vitoriosa de Gil
No último sábado, um dos melhores pilotos brasileiros dos últimos tempos encerrou sua vitoriosa carreira com mais um triunfo. Gil de Ferran fez sua última corrida como ao volante de um carro de corrida e venceu a etapa final da American Le Mans Series, em Laguna Seca.
Gil correu pela sua equipe, a De Ferran Motorsports, com um protótipo Acura ARX-02a, ao lado do francês Simon Pagenaud. Os últimos trinta minutos da corrida foram bastante interessantes com um duelo entre o brasileiro e o mexicano, também ex-Indy, Adrian Fernandez. A diferença entre eles no final ficou em apenas 0s662 após as 168 voltas.
É verdade que ficou faltando na carreira de Gil de Ferran uma passagem pela Fórmula 1. Ele passou pela categoria como dirigente da BAR, depois comprada pela Honda, entre os anos de 2005 e 2006, sem muito sucesso, e voltou para os Estado Unidos para montar sua equipe na Amercian Le Mans Series, com apoio total da marca japonesa. Porém, como dizer que De Ferran não é um piloto vitorioso com dois títulos da Cart (ou Fórmula Indy) e uma 500 milhas de Indianápolis, prova mais tradicional do mundo?
Antes de ir competir nos EUA, ele fez toda sua carreira de base na Europa e chegou a testar por equipes da Fórmula 1, como Williams, em 1993. Sempre achei que seu estilo de pilotagem iria se encaixaria bem na categoria, mas nunca tivemos a chance de conferir.
Agora, Gil corre atrás de seu novo objetivo na profissão, que é levar sua equipe para a Fórmula Indy. Não é uma tarefa muito fácil. Inclusive, na primeira temporada, é bem possível que tenha um piloto japonês em seu carro, para compensar um novo apoio da Honda. Aguardemos.
De qualquer maneira, fica aqui os comprimentos do Blog pela linda carreira de Gil de Ferran.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário