19 de nov. de 2008

Testes de Barcelona

Terminaram nesta quarta-feira os primeiros treinos coletivos visando a temporada 2009. Algumas equipes como Ferrari, Mclaren, BMW e Renault já começaram a testar as novidades do regulamento do próximo ano, que envolvem a área aerodinâmica do famoso KERS. Já a Toro Rosso, Honda e Force Índia fizeram o que todos estão chamando de vestibular para a vaga de piloto titular do ano que vem.

Por motivos óbvios, os olhares aqui no Brasil ficaram concentrados na Honda, onde três pilotos brasileiros brigam pelo lugar: Rubens Barrichello (atual titular e que não participou dos testes em Barcelona), Bruno Senna e Lucas di Grassi.

Eu deixei para analisar os “resultados” somente neste último dia de movimentações para não cometer erros como os que aconteceram por aqui de comparação entre Bruno e Lucas, dizendo que um andou mais rápido que outro hoje, mas ontem foi ao contrário e tal. Para a decisão da equipe japonesa serão analisados vários itens desses dias, como relacionamento com a equipe, informações sobre o comportamento do carro, evolução durante os treinos e o tempo de volta em comparação a Jeson Button. O comparativo com inglês acontece pelo motivo de que os dois brasileiros, como participam em sessões diferentes, não encontrariam a pista e o carro com o mesmo comportamento.

Ontem di Grassi ficou a 0s5 de Button e hoje Senna perdeu por 0s3. segunda-feira foi um dia de ambientação para todos, impossível de se fazer qualquer tipo de comparação. Se considerarmos que o inglês andou o ano inteiro com esse carro, participou do seu desenvolvimento e está na equipe há 5 anos e que os brasileiros estão sentando no “liquidificador” da Honda pela primeira vez (no caso de Senna, pela primeira vez em um Fórmula 1) os garotos se saíram muitíssimo bem. O que é ruim para Barrichello.

Agora temos que esperar as outras conclusões da equipe. O fato de Bruno Senna ter sido o mais rápido ao final dos treinos não significa que já é dono da vaga.

Meu chute: por todas as notícias que chegaram nos últimos dias e pela informação trazida pelo ótimo jornalista Bruno Vicaria em seu blog, Barrichello continua como titular ao lado de Button, Senna efetivado como piloto de testes e vai preparado para assumir em 2010 e di Grassi volta a ser piloto de testes da Renault. Mas isso é só um chute.

Confira os tempos dos treinos de terça e quarta-feira:

Treinos 18/11 - terça-feira

Pos Piloto Equipe Equipe Voltas
1. Vettel Red Bull-Renault 1:19.751 70
2. Sato Toro Rosso-Ferrari 1:20.017 79
3. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:20.034 48
4. Buemi Toro Rosso-Ferrari 1:20.223 99
5. Paffett McLaren-Mercedes 1:21.340 31
6. Kubica BMW-Sauber 1:21.521 76
7. Rosberg Williams-Toyota 1:21.525 113
8. Button Honda 1:21.770 110
9. Sutil Force India-Ferrari 1:22.073 58
10. di Grassi Honda 1:22.283 110
11. Piquet Renault 1:22.348 85
12. Badoer Ferrari 1:22.425 127
13. Gene Ferrari 1:22.772 31
14. Heidfeld BMW-Sauber 1:22.945 81
15. van der Garde Renault (B) 1:23.250 37
16. de la Rosa Force India-Ferrari (B) 1:23.499 86

Treinos 19/11 - quarta-feira

Pos Piloto Equipe Tempo Voltas
1. Vettel Red Bull-Renault 1:19.295 75
2. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:19.839 122
3. Buemi Toro Rosso-Ferrari 1:20.154 115
4. Paffett McLaren-Mercedes 1:21.140 81
5. Button Honda 1:21.387 94
6. Klien BMW Sauber 1:21.534 88
7. Heidfeld BMW Sauber 1:21.592 106
8. Senna Honda 1:21.676 107
9. Piquet Renault 1:22.148 94
10. Hulkenberg Williams-Toyota 1:22.410 52
11. Badoer Ferrari 1:22.866 120
12. Fisichella Force India-Ferrari 1:23.086 93
13. de la Rosa Force India-Ferrari 1:23.103 88

*Tempos não oficiais
**Fonte: Autosport.com

Nenhum comentário: