15 de abr. de 2010

GP da China – Números e Curiosidades

O GP da China está no calendário desde 2004 e tem uma história bastante curta no calendário da Fórmula 1.

Nas primeiras cinco edições, o GP da China era uma das últimas etapas do ano. Foi duas vezes a antepenúltima prova, em outras duas foi a penúltima e por uma vez encerrou o campeonato. Desde 2009, a corrida passou a fazer parte da fase inicial. Ano passado foi a terceira etapa e este ano é a quarta.

Assim como todos os autódromos modernos da categoria, o traçado foi desenhado pelo arquiteto alemão Hermann Tilke. A primeira curva tem um desenho bem particular em dois estágios, a segunda parte do circuito é bastante interessante com curvas de alta velocidade e no setor final tem uma reta longa que termina em uma curva bastante fechada e apertada, onde ultrapassagens são comuns.

O clima em Xangai em finais de semana de corrida normalmente tem sido de temperatura baixa e chover não é incomum.

Em seis edições da corrida, foram seis vencedores diferentes. Em ordem cronológica, Barrichello, Fernando Alonso, Michael Schumacher, Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton e Vettel já venceram o GP da China.

Rubens Barrichello venceu a primeira edição da prova. Foi a última vitória do brasileiro pela Ferrari.

Em 2007, a vitória de Kimi Raikkonen marcou a 200ª vitória da Ferrari na história da Fórmula 1.

Em 2009, Sebastian Vettel venceu a corrida e conquistou o primeiro triunfo da equipe Red Bull na categoria.

Números

Edições realizadas: 6

Pole positions que venceram a prova: 4

Vencedores que foram campeões no mesmo ano: 3

Pilotos que venceram o GP da China:
1º Rubens Barrichello
-- Fernando Alonso
-- Michael Schumacher
-- Kimi Raikkonen
-- Lewis Hamilton
-- Sebastian Vettel – 1

Equipes que mais venceram o GP da China:
1º Ferrari – 3
2º Renault
-- McLaren
-- Red Bull – 1

Motores que mais venceram o GP da China:
1º Ferrari – 3
2º Renault – 2
3º Mercedes – 1

Momentos


GP da China de 2005
Montoya lutava pela vitória com Raikkonen e Alonso quando atropelou em uma tampa de bueiro e teve que abandonar a prova.


GP da China de 2007
Hamilton erra na entrada do Box, fica preso na brita e perde a chance de encerrar o Campeonato Mundial no GP da China, penúltima etapa da temporada. Raikkonen vence e leva a decisão para a última prova em Interlagos, onde ganha de novo e fica com título em uma das maiores viradas da história da Fórmula 1.

Nenhum comentário: