Ah, a chuva... Sempre ela! A condição climática voltou a atuar diretamente na Fórmula 1. Um treino maluco que contou com erro de estratégia de Ferrari e McLaren, embaralhou as cartas do GP da Malásia.
A chuva começou pouco antes do início da classificação, praticamente todos os carros foram para a pista se garantir, porém, confiando em sua previsão do tempo de que precipitação iria diminuir, Ferrari e McLaren aguardaram os primeiros minutos no box. Só que a situação piorou e Alonso, Massa, Hamilton e Button marcaram tempos no pior momento da pista e caíram logo no Q1. O atual campeão do mundo até conseguiu uma volta boa o bastante para passar à fase seguinte, porém, rodou na volta aos boxes e ficou atolado na brita sem poder participar no restante da sessão.
Além dos favoritos que ficaram de fora, a surpresa foi Timo Glock e Keikki Kovalainen, das estreantes Virgin e Lotus, respectivamente, que conseguiram passar ao Q2.
Na segunda fase, Petrov, De La Rosa, Buemi, Alguersuari, Kovalainen e Glock ficaram. Com o clima mais constante, nada de surpreendente.
No início da terceira parte do treino a chuva piorou e a bandeira vermelha apareceu. Não foi por muito tempo. Quando a pista foi liberada, todos saíram com pneus de chuva e apareceram na briga direta pela pole position Adrian Sutil, Michael Schumacher e Robert Kubica. Mas no final, foi Mark Webber que deu o grande pulo do gato ao ir para pista com pneus intermediários e marcar o melhor tempo em 1min49s327, mais de um segundo a frente de Nico Rosberg, segundo. Sebastian Vettel ficou com a terceira posição.
Com os principais concorrentes largando da 17ª posição para trás, os pilotos da Red Bull têm tudo para dominar a corrida. Mas nas declarações pós-classificação todos foram unânimes ao afirmar que a corrida fica aberta por causa das condições climáticas extremamente inconstantes da Malásia. Não chove o tempo todo e, quando chove, é um dilúvio. Bandeiras vermelhas e safety cars devem acontecer. Mais do que estratégia, saber tomar decisões rápidas e corretas, além de uma boa dose de sorte, serão essenciais para a corrida deste domingo.
De qualquer maneira, será interessante ver Button, 17º, Alonso, 19º, Hamilton, 20º, e Massa, 21º, vindo de trás. Não só porque devem fazer muitas ultrapassagens sobre carros piores, mas porque brigarão entre eles para conseguir a melhor recuperação.
Mais uma vez, a chuva trouxe o fator emoção à Fórmula 1.
Confira o grid de largada e os tempos da classificação de hoje:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário