16 de out. de 2008

Deixa os homens trabalharem!!!

O site da Autosport inglesa publicou hoje matéria com reclamações de integrantes da GPDA (Associação dos Pilotos de Grande Prêmio, em inglês) sobre as atitutes de Hamilton na pista.

Jarno Trulli e Mark Webber, diretores da associação, disseram que além de colocarem na pauta do briefing de pilotos antes do GP da China, as manobras do piloto da Mclaren, consideradas ousadas demais, também serão discutidas com Charlie Whiting, diretor de provas da Fórmula 1.

Primeiro, Hamilton, aos poucos, parece que começa a ser visto com maus olhos por boa parte dos pilotos da Fórmula 1. Alonso, Trulli, Glock, Webber e outros, apesar de admitirem que o inglês tem talento, já mostraram descontentamento com algumas de suas atitudes dentro e fora da pista.

Segundo, a Fórmula 1 está começando a ficar um pouco puritana demais. Pune quando tem q punir, se o cara cometer um erro, deixa o cara errar, mas não se pode querer impor uma “censura” a manobras ousadas. Já está difícil vermos ultrapassagens. Daqui a pouco vamos ter punição porque o cara passou alguém sem avisar antes ou pedir “licença” pelo rádio.

Hamilton, Massa e Raikkonen, principais postulantes ao título durante a temporada (vai dizer que no começo do campeonato você acreditava no Kubica?!) cometeram muitos erros esse ano. Talvez, se não fossem essas pequenas lambanças, o campeonato já estaria definido. O nível realmente não foi dos melhores. Mas os caras estão arriscando. Já imaginou se o Hamilton tivesse ficado atrás do Raikkonen na largada em Fuji. Com certeza a corrida não teria sido tão interessante. Se o cara se complicou e perdeu a corrida é problema dele, não precisam ficar dando drive-through para ele saber que fez besteira.

O que não pode é quando o cara joga o carro deliberadamente para cima do outro como o próprio Hamilton fez este ano em Monza com Glock e Alonso e Massa fez em Hamilton em Fuji. Que me parece é o que Trulli e Webber mais reclamaram do inglês. Ai talvez até vale uma punição e um puxão de orelha. Mas por favor, sem exageros. Não vamos proibir as tentativas de ultrapassagens, senão vamos simplesmente ter um Campeonato Mundial de parada nos boxes.

Nenhum comentário: