13 de out. de 2008

Fórmula 1 ou escolinha de pilotagem?

O Campeonato 2008 começa a ficar marcado pelas decisões fora da pista. Punições são necessárias em algumas ocasiões, lógico, mas será que não está acontecendo certo exagero?

A penalização deve acontecer quando um piloto ou equipe prejudica um oponente e se beneficia disso e não em qualquer erro durante a disputa. Fórmula 1 não é escola de pilotagem para ficar se tirando ponto do cara que freou dentro demais ou errou a entrada na curva. Tirando que o excesso de punições pode começar a deixar os pilotos comedidos antes de uma manobra de ultrapassagem.

No GP do Japão aconteceram três punições polêmicas. Eu concordo só com uma. A primeira do dia foi em Hamilton, que fez uma manobra desastrosa na largada após perder a ponta para Raikkonen. Hamilton tentou ultrapassar o finlandês no final da reta, deixou para frear tarde demais e acabou passando reto. Sinceramente, ele foi punido por quê? O cara já tinha se dado mal pela besteira que fez e ainda teve que pagar um drive through. Será que existe alguma regra contra o erro? Imaginem só se toda vez que alguém rodar ou sair da pista for punido? Ridículo.

A segunda punição do dia foi a de Felipe Massa. O brasileiro tinha Hamilton logo atrás, esticou a freada na entrada da chicane, perdeu a posição, cortou caminho por fora da pista e abalroou o carro do inglês. Se a manobra de Felipe tivesse sido feita por dentro da pista eu até poderia concordar no argumento de “acidente de corrida”. Mas o brasileiro passou com as quatro rodas por fora da pista e literalmente cortou caminho e causou o acidente. Ou seja, punição correta e, se bobear, até um pouco branda.

A última punição do dia foi concedida após o término da prova à Bourdais. O francês da Toro Rosso dividiu a curva com Massa após sair dos boxes e o ferrarista acabou rodando. Os dois entraram juntos na curva e se tocaram porque Felipe tentou uma manobra mais arrojada, por fora, e acabou rodando. Bourdais foi punido por que não entregou a posição. Quer coisa mais ridícula que isso? Felipe também não poderia ter sido punido pelo mesmo motivo que Hamilton não deveria ter sido na largada: fez bobagem, rodou e por isso já pagou seus pecados.

Agora só espero que a decisão final do campeonato não seja tomada pelos comissários. Deixem os caras guiarem!!

Um comentário:

Anônimo disse...

E a questão ambiental (e erros de pit como os da Ferrari) que está influenciando na possibilidade do término do reabastecimento nas corridas, q q vc acha?