28 de out. de 2008

E a FIA insiste...

Impressionante a teimosia da FIA em relação à padronização dos motores da Fórmula 1. Essa é uma das idéias mais estúpidas da história da categoria e que vai colocar a Fórmula 1 no mesmo nível de qualquer outra categoria de monopostos do mundo como F3, World Series, IRL, GP2 e por ai vai...

Como já foi bastante noticiado ontem e hoje, a FIA publicou em seu site um convite para que interessados em ser fornecedor oficial de motores da Fórmula 1 apresentem suas propostas. O comunicado vem com algumas especificações como datas de entrega e quantidades de motores por temporada.

A primeira a fazer um pronunciamento oficial foi a Ferrari, dizendo que pode se retirar da categoria no caso desta história continuar. Outras montadoras devem fazer o mesmo. Todas com razão, ou alguém imagina uma Ferrari ou BMW correndo com um motor desenvolvido pela Ford, Volkswagen, KIA ou sei lá o que? Já imaginou a Mclaren correndo com motor da Besta?!! É lógico que isso é um exagero, mas marcas tão tradicionais no automobilismo e no ramo automotivo em geral não irão aceitar uma outra empresa fabricar ou conceber o motor de seus carros.

Não sei se a idéia final da FIA é justamente encontrar uma maneira de expulsar as montadoras da categoria. Se for, estão indo pelo caminho certo. Mas eles estariam indo no sentido contrário da história do automobilismo e destruindo os princípios fundamentais do desenvolvimento tecnológico e melhora de desempenho.

É lógico que os custos da Fórmula 1 precisam ser cortados, que é preciso existir um incentivo para equipes independentes e que o meio ambiente precisa ser considerado nas decisões de regulamento da FIA. Mas por favor!! Decisões ridículas como esta vão apenas causar o fim da categoria.

Vamos aguardar apreensivos os próximos acontecimentos.

Nenhum comentário: